CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SOBRE OFICINA PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Concepts and practice on pedagogical workshops of last-year Biology students

Autores: Valéria Brumato Regina, Mara Luciane Kovalski, Camila Galvão Brito, Maycon Raul Hidalgo, Ana Tiyomi Obara.

Resumo

A oficina pedagógica trata-se de uma metodologia de trabalho coletivo que, se bem realizada, nas aulas de ciências possibilita uma educação científica mais crítica e participativa. Este trabalho objetivou analisar quais as concepções e práticas sobre oficinas pedagógicas de licenciandos do quarto ano do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade do Norte do Paraná. A coleta de dados, por meio de questionários, ocorreu durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado I. As respostas, analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo, evidenciaram que a maioria dos licenciandos não tinha nenhuma experiência com oficinas pedagógicas e aqueles que já haviam trabalhado com esta metodologia apresentavam conceitos deturpados sobre a mesma, fato que evidencia que o tema foi ausente ou pouco trabalhado na formação inicial destes futuros professores.

Abstract

Pedagogical workshops are a methodology in which teamwork, properly conducted, provides highly critical and participating scientific education within the context of Science lectures. Current research analyzes the concepts and practices on pedagogical workshops of fourth year students in Biological Sciences in a university in the northern region of the state of Paraná, Brazil. Questionnaire-retrieved data collection was undertaken during lectures of the discipline Supervised Teaching Training I. Through content analysis, answers showed that most last-year students do not have any experience on pedagogical workshops. Further, some students who practiced the methodology do not have the right concepts. Results show that the topic was absent or only slightly practiced in the initial formation of future teachers.

Palavras-chave

Oficinas pedagógicas, ensino de ciências, formação inicial de professores.

Keywords

Pedagogical Workshops; the teaching of Science; teachers´ initial formation.

Texto em PDF