INTEGRANDO FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Integrating Physics and Physical Education in an inquiry-based activity on meaningful learning theory perspective

Autores: Rachel Saraiva Belmont, Marta Maximo-Pereira, Evelyse dos Santos Lemos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar como uma atividade investigativa influencia a aprendizagem significativa de conceitos comuns à Física e à Educação Física em um contexto interdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica com abordagem qualitativa na qual participaram 30 estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico e os registros obtidos foram notas de campo, gravações em áudio e relatórios elaborados pelos estudantes. Os resultados sugerem que a atividade investigativa, da forma como foi conduzida, tem potencial para favorecer a aprendizagem significativa, pois foi planejada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, caracterizou-se como uma situação nova, promoveu motivação, favoreceu a negociação de significados, oportunizando os alunos a pensarem com e sobre o conhecimento, formulando perguntas, hipóteses e argumentando com conceitos científicos na tentativa de interpretar o fenômeno observado, além de fornecer constante feedback a professora e alunos.

Abstract

Palavras-chave

ensino por investigação, interdisciplinaridade, negociação de significados, ensino de ciências, estratégias de ensino

Keywords

inquiry-based activity, interdisciplinarity, negotiation of meanings, teaching science, teaching strategies

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