APRENDIZAGEM POR PROJETOS: RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Learning by Projects: dialectic relationship between theory and practice in teacher education

Autores: Mara Fernando Parisoto; Marcos Henrique Abreu de Oliveira; Robert Fischer.

Resumo

Os professores, de um modo geral, têm a grandiosa missão de inspirar as próximas gerações a adquirir o conhecimento científico. Essa missão parece ser mais árdua no Estado de Alagoas, onde os índices de analfabetismo (24,6%) e de analfabetismo funcional (35,5%), indicados pelos órgãos oficiais do Governo Federal, são atordoantes. Este artigo trata da descrição de uma experiência didática, realizada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no segundo semestre de 2013, com 13 alunos da Licenciatura em Matemática, na disciplina de Laboratório de Ciências. Durante este semestre foram desenvolvidas atividades que visavam à Aprendizagem Baseada em Projetos (Projec-Based Leaning – PBL), de acordo com o referencial de Carl Rogers. Nesta investigação se interseccionam vários elementos teóricos tais como: o fato de se lidar com alunos adultos-trabalhadores, do turno noturno e que, em alguns casos, estavam afastados a algum tempo dos bancos escolares. Tal pesquisa, desenvolvida conjuntamente por pesquisadores do IFAL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi qualitativa, do tipo etnográfica e teve seus instrumentos validados interna e externamente por professores da UFRGS. Baseou-se além do método PBL, nos princípios da aprendizagem significativa de David Ausubel. A análise dos dados partiu da avaliação dos questionários para conhecer os alunos, dos contratos de trabalho, das atas, das apresentações, da auto-avaliação, da avaliação ao trabalho dos colegas, dos projetos desenvolvidos pelos alunos, na defesa dos projetos e em entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos indicam que o curso encoraja os estudantes a terem mais responsabilidade pela sua própria aprendizagem; houve aumento da criticidade, da metacognição, da autoeficácia pelos alunos; a maioria dos alunos apresentam indicativos de aprendizagem procedimental, aplicação na escola e na sociedade, entretanto encontrou-se várias lacunas no conhecimento conceitual. Pretende-se, nos próximos estudos, identificar como melhorar o conhecimento conceitual e a partir desses resultados fazer uma alteração curricular no curso de licenciatura em Matemática, utilizando, em mais disciplinas, a metodologia de projetos.

Abstract

Science teachers have a great opportunity to inspire the next generation to acquire and one day generate technological knowledge and scientific understanding. This opportunity comes with a responsibility and it is own challenges; especially in regions with deficits in their educational system such as Alagoas, where according to governmental sources 24.6% of the population is illiterate and 35.5% is known to be functional illiterate. In this article we share some of our experiences and lessons learned from a practical implementation of Carl Roger’s approach of project based learning (PBL) and Davis Asubel’s principles of “meaningful learning” in the education of future maths teachers, who origin themselves and will later on teach in this difficult context. Our declared goal was to train and encourage these students, who often worked full-time and arrived with very different educational background to the evening classes, to apply PBL effectively in their own teaching. In our research, which was conducted during the second semester 2013 at the Federal Institute of Alagoas (IFAL), we therefore analysed the progress of the students based on the students’ productions (presentations, reports, peer- and auto-evaluations, etc.) and related it to data collected in a questionnaire and semi-structured interviews. The preliminary results indicate that the students took more responsibility for their own learning, showed an increase in self-efficacy and procedural knowledge and developed a positive attitude towards applying PBL in class. However, we also observed deficiencies in the gain of conceptual knowledge that require to be addressed in the course design before embedding this approach in the curriculum.

Palavras-chave

aprendizagem por projetos; formação de professores; alunos adultos-trabalhadores; aprendizagem significativa.

Keywords

project based learning; teacher training; adult education; meaningful learning.

Texto em PDF