CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE TERMOQUÍMICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO CENÁRIO REGIONAL “QUEIMADAS” COM EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS

Contextualization of termochemistry teaching of a sequence teaching based on regional scene " Burned " with investigatoves experiments

Autores: Marisa Borges Lorenzoni, Maria Celina Piazza Recena

Resumo

Este trabalho descreve as contribuições de uma sequência didática, com experimentos investigativos, contextualizada no tema “Queimadas”, considerado um cenário regional no estado de Mato Grosso do Sul, visando abordar os conceitos de calor, temperatura, sensação de frio e quente, equilíbrio térmico, transferência de calor, entre outros, essenciais ao estudo da Termoquímica, com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. A sequência didática foi organizada conforme os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1994), apresentando textos contextualizados e experimentos com materiais simples e de fácil aquisição que focaram fenômenos do cotidiano, estando relacionados ao tema e aos conceitos abordados na Termoquímica. Coerentemente com a abordagem qualitativa empregada para avaliação dos resultados do trabalho, os dados foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva, a fim de verificar as contribuições e limitações da metodologia proposta. Observou-se que após a aplicação da sequência didática, os alunos empregaram adequadamente os conceitos científicos estudados para explicar o aumento das Queimadas na época da estiagem e suas consequências. Percebeu-se que o trabalho contribuiu para que os alunos construíssem conhecimento sobre os conceitos como também os relacionassem, articulando argumentações plausíveis com a realidade social no contexto das Queimadas.

Abstract

This paper describes the contributions of a didactic sequence, with investigative experiments, contextualized on the theme "Burned", considered a regional scenario in the state of Mato Grosso do Sul, aimed at addressing the concepts of heat, temperature, feeling cold and hot, thermal equilibrium, heat transfer, among others, essential to the study of Thermochemistry, with students of the second year of high school in a public school. The didactic sequence was organized under the three pedagogical moments proposed by Delizoicov and Angotti (1994), with contextualized texts and experiments with simple and easy acquisition materials that focused on everyday phenomena and are related to the theme and concepts covered in Thermochemistry. In line with the qualitative approach used to evaluate the results of the study, data were analyzed using Text Analysis Discourse in order to verify the contributions and limitations of the proposed methodology. It was observed that after application of the teaching sequence, the students properly employed scientific concepts studied to explain the increase of burned in the dry season and its consequences. That work helped students build knowledge about the concepts but also to realize the relacionassem, articulating plausible arguments to social reality in the context of Burned.

Palavras-chave

Conceitos de Termoquímica. Queimadas. Experimentos investigativos.

Keywords

Thermochemistry concepts. Burned. Investigativing experiments.

Texto em PDF