CÉLULAS SOLARES: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Solar Cells: an experimental approach in teaching of atomic structure and chemical bonds

Autores: Elton Faria de Souza Lima, Marciel Guimarães dos Santos, Gildiberto Mendonça de Oliveira, Wesley Fernandes Vaz, Fausto Oliveira Carvalho

Resumo

A realização de atividades experimentais contextualizadas no cotidiano do aluno pode ser uma ferramenta eficaz para despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem de conteúdos de Química. Nesse sentido, este trabalho visou à montagem de uma célula solar caseira, utilizando-a como tema gerador para as discussões de fontes de energia renováveis, energia solar e seus impactos ambientais, como também proporcionar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e a sua relação com as teorias de ligação química e propriedades físicas e químicas dos materiais. A atividade foi realizada em uma Escola da Rede Estadual. O procedimento envolveu diálogo com os alunos sobre fontes de energia; construção da célula solar; realização de testes e discussão dos conceitos químicos abordados. Os resultados mostram que a prática experimental realizada se mostrou uma ferramenta alternativa de auxílio para facilitar a compreensão dos conceitos de estrutura atômica e ligações químicas.

Abstract

To perform experimental activities in the context of the students daily life can be an effective tool to arouse their interest and facilitate the learning of Chemistry content. In this sense, this work aimed to make up a homemade solar cell, using it as a theme generator for renewable energy sources discussions, solar energy and its environmental impacts, as well as provide an understanding of the atomic structure of concepts and their relationship with the theories of chemical bonding and physical and chemical properties of the materials. The activity was held in a state school. The procedure involved dialogue with students about energy sources; Construction of the solar cell; testing and discussion of chemical concepts addressed. The results show that the practical experiments carried out showed an alternative aid tool to facilitate understanding the concepts of atomic structure and chemical bonds.

Palavras-chave

efeito fotovoltaico, célula solar, estrutura atômica.

Keywords

photovoltaic effect, solar cell, atomic structure.

Texto em PDF