LINHAGEM MITOCONDRIAL E OS PERSONAGENS DO ROMANCE O TEMPO E O VENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO

Mitochondrial Dna Lineage And Time And The Wind Novel Characters: The Interdisciplinarity Represented In A Courseware

Autores: Juliana Mayra Nunes Farias, Rafaela Magalhães Aires, Gina Carla Arêdes, Alexandre de Sá Freire, Magui Aparecida Vallim, Andréa Carla de Souza Góes

Resumo

Relatamos as experiências ao se realizar o Ensino de Genética através do material didático Linhagem de DNA mitocondrial – baseado na obra O tempo e o vento, de Érico Veríssimo. Este foi aplicado de forma interativa, em um contexto interdisciplinar, em turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio em dois colégios públicos do Estado do Rio de Janeiro. No colégio de ensino tradicional, o romance foi inicialmente abordado na aula de Português e, em seguida, o material didático foi aplicado na aula de Biologia. Em outro colégio, cujo ensino é realizado de forma interdisciplinar, os professores de Português, História e Biologia trabalharam, simultaneamente, em torno do tema do material didático. A proposta de trabalho interdisciplinar foi bem recebida nos dois colégios e gerou bons resultados, embora a atividade tenha sido aplicada de forma plena, em uma experiência mais enriquecedora, no colégio de ensino não convencional.

Abstract

In this manuscript we report a Genetic teaching experience using the Mitochondrial DNA lineage - based on Time and the Wind novel, from Érico Verissimo courseware. The teaching material was applied interactively, in an interdisciplinary context, for the second and third year high school classes in two schools of Rio de Janeiro State. In the traditional educational school, the novel was first approached in the Portuguese Language class and then the courseware was applied in a Biology class. In another school, whose teaching is carried out in an interdisciplinary way, teachers of Portuguese Language, History and Biology worked the courseware theme simultaneously. The proposed interdisciplinary work was well received in both colleges and generated good results, although the activity has been fully applied, in a more enriching experience, in the non traditional educational college.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências; Ensino de Genética; O tempo e o vento; Érico Veríssimo.

Keywords

Interdisciplinarity; Science Teaching; Genetic Teaching; Time and the Wind novel; Érico Veríssimo.

Texto em PDF