RAIOS X: UM TEMA INSTIGANTE PARA A INTRODUÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO

X-ray: an exciting topic to introduce Modern and Contemporary Physics in the classroom of Basic Education level

Autores: Cilâine Verônica Teixeira, Neusa Teresinha Massoni, Ghisiane Spinelli Vargas

Este texto tem o objetivo de ser uma introdução ao estudo dos raios X: o que são, como são produzidos e como afetam a vida humana. É, portanto, um texto introdutório que visa oferecer subsídios para uma abordagem do tema matéria e radiação em sala de aula, para a discussão de certos aspectos históricos indissociáveis à construção da ciência e para uma reflexão sobre as conexões do conhecimento científico com o cotidiano. Não dispensa, contudo, consulta a outras fontes para que o assunto possa ser aprofundado. Espera-se incentivar os professores de física do Ensino Básico a discutir esse assunto que é, ao mesmo tempo, instigante e relevante para a criticidade do aluno.

This manuscript presents an introduction to the physics of X-rays: what they are and their effects on human life. Our aim is to give support for the discussion about the interaction between radiation and matter in the classroom, providing historical aspects which are relevant to science and its development.

Raios X, Matéria e Radiação, Ensino de Física.

X-rays, radiation and matter, Physics teaching.