PÓS-GRADUANDOS E ALUNOS DO ENSINO BÁSICO EM UM TRABALHO DE DIFUSÃO CIENTÍFICA

Post-graduates and students of basic education in a work of scientific diffusion

Autores: André Perticarrari; Marisa Ramos Barbieri; Vinícius Moreno Godoi; Dimas Tadeu Covas & Alessandra Augusto

Resumo

Este artigo relata um trabalho realizado por pós-graduandos, participantes do projeto educacional do Centro de Terapia Celular (CEPID/FAPESP) do Hemocentro e FMRP/USP, que orientaram estudantes em um projeto de iniciação científica. Com o objetivo de difundir conhecimento científico estabeleceu-se contato direto com pesquisadores. O trabalho investigativo, neste caso, tratou do estudo de uma espécie de camarão, que atendeu a especialidade do orientador, condição essencial para iniciação científica. Projetos nos moldes científicos podem ser desenvolvidos, desde que os alunos sejam eficientemente incentivados a desenvolverem um trabalho investigatório.

Abstract

The aim of this work was diffuse scientific knowledge to the students of basic education. It was established contact with post-graduates participants of the educational project of Center For Cell-based Therapy (CEPID/FAPESP) of Hemocentro/Ribeirão Preto and FMRP/USP. The students were oriented in a work of scientific initiation with freshwater shrimps. In this case, the specialist was essential in the process. Projects in the scientific molds can be developed, but the students need to be stimulated to develop an investigatory work.

Palavras-chave

ensino de ciências, aprendizagem, difusão do conhecimento.

Keywords

science education, learning, diffusion of knowledge.

Texto em PDF