JOGO DIDÁTICO “SÍNTESE PROTEICA” PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA CELULAR

Didatic Game Protein Synthesis In Order To Promote Learning In Cell Biology

Autores: Naele Coelho da Rocha, Bianca Vasconcelos, Jeniffer Colares Maia, Maria Izabel Gallão, Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, Denise Cavalcante Hissa

Este relato de experiência descreve e discute uma estratégia educativa desenvolvida para a disciplina de Biologia Celular Geral da Universidade Federal do Ceará. Tendo em vista a complexidade do conteúdo "Ribossomos e Síntese de Proteínas", com conceitos e fenômenos que escapam a percepção sensorial dos alunos, o atual trabalho propõem a elaboração e aplicação de um jogo didático que possa facilitar a aprendizagem dos alunos. Esse estudo descreve as motivações que apoiaram a criação do recurso "Síntese Proteica", bem como sua elaboração e aplicação em sala. Ainda, debate sobre o uso do jogo como um instrumento de aprendizagem e mostra que o mesmo potencializou o ganho de conhecimento no processo ensino-aprendizagem, aliando a aprendizagem ao prazer.

This experience report describes and discusses an educational strategy developed for the discipline of Cell Biology of the Universidade Federal do Ceará - Brazil. Due to the complexity of the topic "Ribosomes and Protein Synthesis", with concepts and phenomena that escape the perception of the students, the current work proposes the development and implementation of a game that can facilitate student learning. This study describes the motivations that supported the creation of the game "Protein Synthesis", how this game was developed and how it was applied in the classroom. Also, it debates over the use of the game as a learning tool and shows the game potential in gaining knowledge in the teaching-learning process combined with pleasure.

Ludicidade, Síntese de proteínas, Recurso didático, Biologia Celular, Ensino de Biologia

Didatic Game, Protein Synthesis, Teaching Resource, Cell Biology, Biology Education