O USO DAS TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS

Use technology as contemporary educational resource for the classes of sciences

Autores: Samuel Molina Schnorr, Carla Gonçalves Rodrigues, Camila Alvez Islas

Resumo

Este relato de experiência, em meio a um projeto de ensino, tem como foco o estudo dos seres vivos, suas características e classificação. Tramando as tecnologias contemporâneas ao conteúdo disciplinar, possibilita outros modos de trabalhar a temática. Visa contribuir para a discussão acerca dos estudos no que tange a utilização da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) como meio de desenvolver os conhecimentos em sala de aula. Neste projeto utiliza-se recursos pedagógicos contemporâneos na disciplina de ciências, buscando possibilitar uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado com alunos do ensino fundamental da rede pública. Para este projeto, realizado no ano de 2011, em uma turma de 5ª série, foram elaborados 10 encontros entre observação e aplicação. O uso de recursos não habituais pelos alunos demonstrou-se problematizador, pois despertou o interesse sobre o conteúdo apresentado e proporcionou a interação entre as tecnologias e os saberes. Ainda, os resultados encontrados nas avaliações desta turma foram superiores à média dos anos anteriores. Assim pode-se perceber a importância das CTS na educação, sendo inserido nos projetos e currículos escolares, para proporcionar a formação de indivíduos críticos. O projeto de ensino rompe com a concepção tradicional, promovendo outras formas de entender a produção do saber.

Abstract

This investigation, through a teaching project, involves the bias of Science, Technology and Society (STS) with the disciplinary content of living beings, enabling by contemporary technologies different ways to work the theme. Aims to contribute with the discussion about the use of the STS perspective as a mean of developing knowledge in the classroom. The research goal here is to utilize contemporary teaching resources in the science discipline, seeking to enable a better understanding of the content taught to elementary school students in public schools. For this project, conducted in 2011, in a class of 5th grade, 10 meetings were developed between observation and application. The use of resources which the students were not used to it, showed to be inquisitive because allowed them to have interest in the content studied, as well as provided interaction between technologies and knowledge. In addition, the results found in the evaluations of this class were superior to the average of previous years. Thus one can realize the importance of STS in education, being inserted in projects and curricula to promote critic learning. The teaching project breaks the traditional design, promoting other ways of understanding the production of knowledge.

Palavras-chave

Ciências; Projeto de ensino; Tecnologias; Sociedade.

Keywords

Sciences; Teaching project; Technology; Society.

Texto em PDF