DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ARGUMENTATIVA DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Development of the argumentative competence of students in the public education by means of socio-scientific issue

Autores: Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, Nataly Carvalho Lopes

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da análise das atividades realizadas por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que atua em uma escola estadual da rede pública de ensino, no município de Araras. A partir da observação do grupo, notamos que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentavam uma dificuldade maior em identificar que os assuntos presentes na mídia muitas vezes se relacionam com os avanços da ciência e da tecnologia. Com isto, o trabalho tem por objetivo interpretar como os estudantes desenvolveram a competência argumentativa em sala de aula por meio das questões sociocientíficas e quais foram suas principais dificuldades ao serem imersos nessas discussões. A pesquisa se caracteriza por seu papel participante, em que há uma interação direta entre os pesquisadores e os estudantes durante as situações investigadas. A constituição dos dados ocorreu por meio da transcrição dos áudios obtidos durante as atividades propostas pelo grupo PIBID e as análises se caracterizam pela definição de categorias de acordo com o proposto pelo referencial estudado.

Abstract

The present work was developed from the analysis of the activities carried out by a group of scholarship recipients of the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), which work in a public school in the city of Araras. From the observation of the group, we note that students who are in the 9th grade of elementary school have a greater difficulty in identifying that subjects show by the midias are often related to the advances in science and technology. With this question, the objective of the work is to interpret how the students developed an argumentative competence in the classroom through socio-scientific questions and what their main difficulties where to be immersed in these discussions. The research is characterized by its active role, in which there is a direct interaction between the researchers and the students during the investigated situations. The constitution of the data is obtained through the transcription of the data obtained during the activities proposed by the PIBID group and the analyzes are characterized by the definition of categories according to the proposed framework.

Palavras-chave

Questões sociocientíficas, Ensino de ciências, Desenvolvimento argumentativo.

Keywords

socio-scientific issues, science education, argumentative development.

Texto em PDF