OFICINA DIDÁTICA DE CONSTRUÇÃO DE MODELOS COM MASSA DE VIDRACEIRO COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE ARTHROPODA

Educational workshop for construction of models with glazier putty as a method for teaching Arthropoda.

Autores: Ediane Pellegrini Huttel, Jackson Luis Martins Cacciamani, Daian Guilherme Pinto de Oliveira

Resumo

Tendo em vista a falta de motivação dos alunos com métodos tradicionais de ensino, é preciso se investir em práticas diferenciadas que aliadas à teoria despertem a curiosidade tornando-os capazes de participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Assim, o presente trabalho avaliou os aspectos relevantes de uma oficina didática de construção de modelos para o ensino de Arthropoda, utilizando-se materiais de baixo custo e simples manuseio. Foi realizada com alunos de 7° ano de uma escola estadual do município de Realeza/PR. Observou-se que a atividade foi satisfatória em vários aspectos do objetivo inicial, com perceptível facilitação da aprendizagem, e melhora da participação e interação da turma. Contudo, ao fim da oficina os alunos ainda apresentavam dificuldades para diferenciar as classes taxonômicas por meio da morfologia externa dos organismos. Os participantes avaliaram bem o método de ensino, o que ressalta ainda mais a importância desse tipo de atividade em aula.

Abstract

In view of lack of motivation in students because of traditional teaching methods, is necessary to invest in differentiated practices allied to the theory to arouse curiosity and make them able to participate actively in the process of knowledge construction. Thus, this study aimed demonstrate the relevant aspects of a didactic workshop of building models for teaching Arthropoda, using low cost materials and simple handling. The study was conducted with students from 7th year of a state school in the city of Realeza/PR. It was observed that the activity was satisfactory in various aspects of the initial purpose, with perceptible facilitating learning, and improved class participation and interaction. However, after of the workshop the students still had difficulties related to the taxonomic differentiation through external morphology classes of organisms. The teaching method was highly rated by the participants, which highlights the importance of this type of activity in class.

Palavras-chave

Artrópodes; Ensino de Ciências; Ensino fundamental.

Keywords

Arthropods; Science Teaching; Elementary school.

Texto em PDF