PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA RELACIONADA AO TEMA ÁGUA: O PEIXINHO VIAJANTE

Teaching activity related to water: the traveler little fish

Autores: Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Fernando Costa Amaral, Andrea Carla Leite Chaves

Resumo

Minas Gerais é considerado “a caixa d água do Brasil”, mas seus rios, na grande maioria, estão contaminados. É necessário que todos conheçam a problemática relacionada à contaminação da água, pois só protegemos o que conhecemos. O presente trabalho teve como objetivo aplicar e avaliar uma atividade didática relacionada à contaminação da água, destinada a crianças do ensino fundamental. Dentre as estratégias utilizadas destacamos a contextualização de conteúdos com temas da atualidade bem como a utilização de dinâmica como aspectos lúdicos. A atividade foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, situada na periferia da cidade e dela participaram 32 crianças. A atividade despertou o interesse e a participação efusiva dos alunos, significando e facilitando a aprendizagem. Para avaliar a efetividade educativa da proposta foram solicitados desenhos e perguntas foram formuladas após a atividade. O resultado demonstrou que houve aprendizagem e que os objetivos foram alcançados.

Abstract

The Minas Gerais State is considered "the water tank of Brazil", the vast majority of its rivers is contaminated. We need to know all the problems relating to water contamination, since we only protect what we know. The objective of this study was to implement and evaluate an educational activity related to water contamination, applied to elementary school children (6-10 years). Among the strategies used highlight are the context of content with current issues and the use of dynamic and playful aspects. The activity was held in a public school of Belo Horizonte, located on the outskirts of the city. It happened as extracurricular activity and 32 children took place. The activity aroused the interest and the effusive student participation, meaning and facilitating learning. To evaluate the educational effectiveness of the proposal were requested drawings and questions were formulated after the activity. The results showed that there was learning and that the objectives have been achieved.

Palavras-chave

atividade didática, contaminação da água, ensino fundamental.

Keywords

didactic activity, water contamination, elementary school.

Texto em PDF