A QUÍMICA NAS SÉRIES DE TV: UM RECURSO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM TANGENCIAL DE PORTNOW E FLOYD NO ENSINO DE QUÍMICA

Chemistry In TV Series: A Resource To Promote Portnow and Floyd Tangential Learning In Chemical Teaching

Autores: Jéssica Itaiane Ramos De Souza, Bruno Silva Leite

Resumo

As séries de TV estão presentes no cotidiano de nossos alunos, seu uso pode ampliar as possibilidades do professor e problematizar os conteúdos ministrados em sala de aula. Neste trabalho, discutimos sobre a potencialidade da aprendizagem tangencial nas séries de TV para o ensino de Química, considerando-as como um recurso didático digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, dividida em três etapas, sendo investigadas séries do gênero ciência/Química e ficção científica/Química, posteriormente editadas e exibidas nos “Cine Debates”. Durante os Cine Debates, os alunos apresentaram suas opiniões através de discussões e também de forma escrita. Os resultados mostram que os discentes apresentam indícios de aprendizagem tangencial, uma vez que discutiram assuntos de Química utilizando o conhecimento construído durante as séries de TV. Além disso, evidenciamos que as séries apresentam uma nova forma de contextualizar as aulas, uma vez que faz parte do cotidiano dos alunos.

Abstract

The TV series are present in the daily lives of our students, their use can extend the possibilities of the teacher discuss the contents taught in the classroom. In this paper, we discuss the potential of tangential learning in TV series for chemistry teaching, considering them as a digital teaching resource. For this, a quantitative and qualitative research, divided into three stages was performed. Being investigated series of genre science / chemistry and science fiction / chemistry, later edited and displayed in the "Cine Debate". During the Cine Debates, students presented their opinions through discussions and also in writing. The results show that students have tangential learning indication, since chemical issue discussed using knowledge built in the TV series. In addition, we noted that the series have a new way to contextualize the classes, as part of students everyday lives.

Palavras-chave

Ensino de Química, Séries de TV, Breaking Bad, The 100, Aprendizagem Tangencial.

Keywords

Chemistry Teaching, TV series, Breaking Bad, The 100, Tangential Learning.

Texto em PDF