A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA UM ENSINO SUBVERSIVO VISANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA POR MEIO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA SOB O VIÉS RELATIVISTA: UM ESTUDO DE CASO

The training continuing teacher for a subversive education seeking a critical meaningful about the history and philosophy science under relativist vision: the case study

Autores: Felipe Damasio, Luiz O. Q. Peduzzi

Resumo

O estudo relata a implementação e avaliação de uma alternativa para a formação continuada de professores. Este estudo de caso do tipo etnográfico foi realizado em um curso de especialização em Educação Científica e Tecnológica, oferecido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. O estudo pretendeu acompanhar a formação de professores planejada de acordo com o ensino subversivo de Neil Postman e pautada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira. O trabalho teve por objetivo investigar as atitudes dos professores em formação quando inseridos neste contexto. As questões que foram o foco deste estudo são as opiniões sobre o conhecimento científico e o processo ensino-aprendizagem dos professores em formação, bem como tais opiniões impactam no planejamento de sua prática docente na educação básica.

Abstract

The study reports the implementation and evaluation of an alternative to the continuing education of teachers. This case study of ethnographic type was conducted in a course on Scientific and Technological Education, hosted by the Federal Institute of Santa Catarina, campus Araranguá. The study intended to follow the teacher training planned according to the subversive teaching Neil Postman and based on the principles of the Theory of Meaningful Learning Critical Marco Antonio Moreira. The objective was to obtain possible findings on the attitudes of teachers in training when inserted in this context. The issues that were the focus of this study are the opinions of the scientific knowledge and the teaching-learning process of training teachers and these views impact in planning their teaching practice in basic education.

Palavras-chave

ensino subversivo, aprendizagem significativa crítica, história e filosofia da ciência, Paul Feyerabend.

Keywords

subversive teaching, Meaningful Learning Critical, history anda philosophy science, Paul Feyerabend.

Texto em PDF