DESENVOLVIMENTO DE UM CASO SIMULADO CTS ATRAVÉS DO USO DA TÉCNICA DE CONTROVÉRSIA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Development of a Simulated Case STS Using the Controversial Technique Approach in Teaching Organic Chemistry

Autores: Micheli Kuchla, Luciana de Boer Pinheiro de Souza

Resumo

O presente estudo objetivou trabalhar um caso simulado relacionado com a realidade do aluno, numa abordagem ciência, tecnologia e sociedade. O trabalho foi realizado com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. As atividades buscaram estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Para a aplicação do caso simulado foi utilizado como recurso didático o júri simulado, onde envolve uma discussão sobre a implementação de uma indústria têxtil no município. Para uso da técnica controvérsia optou-se pela divisão da turma em quatro grandes grupos: júri, imprensa, grupo favorável à instalação da indústria (defesa) e grupo desfavorável à instalação (acusação), possibilitando diversos pontos de vista do presente estudo. Os dados relevantes para a pesquisa foram coletados por meio de anotações em diário de campo, questionários, fotografias e vídeos das aulas e do júri. O caso simulado mostrou-se como excelente aliado no processo de ensino e aprendizagem, pois trouxe grande contribuição para formação crítica dos educandos, uma vez que permitiu uma ampla discussão e por interferir diretamente em sua realidade.

Abstract

This project aimed at working a simulated case related to the students reality, in a science, technology and society approach. This paper was developed with high school students in their third year. The activities sought to establish the social relations of science and technology. For the application of the simulated case was used as a teaching resource the jury, this discussion on the implementation of a textile industry. For use of the controversy technique chosen dividing the class into four groups: jury, press, installation-friendly industry group (defense) and unfavourable installation group (accusation), allowing diferent point of views about present study. The relevant data for the research were collected through notes in a field diary, questionnaires, photos and videos of the lessons and the jury. The simulated case proved to be an excellent ally in teaching and learning process, once it has brought a great contribution to the students critical formation, allowing a wide discussion, and it has interfered directly in their reality.

Palavras-chave

Ensino de Química, Caso simulado, CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade).

Keywords

Chemistry teaching, Simulated case, STS (Science, Technology and Society).

Texto em PDF