ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Preparation and Application of Comic Stories in Science Teaching

Autores: Felipe Ianesko, Camila Kulek De Andrade, Maria Lurdes Felsner, Leandro Zatta

As histórias em quadrinhos são novas ferramentas de ensino que atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. O uso de histórias em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem busca, de modo geral, auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo aplicar o uso de histórias em quadrinhos para alunos de ensino Médio de um colégio estadual de Guarapuava-PR, onde estes elaboraram suas histórias para serem utilizadas como uma forma de diversificar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas relacionadas ao ensino de Ciências. A abordagem de ensino proposta envolveu quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. Em duas delas foi aplicada a ferramenta de ensino de histórias em quadrinhos e nas outras duas a metodologia de ensino tradicional. A eficiência destas foi mensurada de forma qualitativa e quantitativa através da realização de trabalhos, da aplicação de questionário e da exposição a comunidade escolar das histórias em quadrinhos elaboradas pelos alunos. Os resultados sugerem que a elaboração de histórias em quadrinhos é uma ferramenta eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Resultados similares foram observados nas respostas dos questionários em que os estudantes mostraram maior interesse nas aulas de química e maior aceitação quando era utilizada a ferramenta de ensino das histórias em quadrinhos. Da mesma forma uma boa aceitação por parte da comunidade escolar foi observada durante a exposição dos quadrinhos elaborados pelos alunos. Sendo assim, os resultados obtidos no estudo estimulam a aplicação de novas ferramentas de ensino-aprendizagem como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências.

The comic stories are new teaching tools, which been gaining space in educational scenery. They generally seek help the student to understand of dynamic way and efficient a determined subject. In this work, students of a high school of Guarapuava-PR, Brazil, elaborated comic stories, to be used like a way to diversify and get better the teaching learning process in Science. The teaching tool proposed involved four classes of the first year high school. In two of these four classes was applied the comic teaching tool and in the others two the traditional methodology and the efficiency of both ones was measured by qualitative and quantitative analyses through the carrying out works, application of questionnaire and the exposition to school community of the comic stories elaborated by students. The results suggest that the elaboration of comic stories is an efficient tool in the teaching learning process for the Science. Similar results was observed in the answers of the questionnaire in what the students showed more interest in chemistry class and more acceptance when we utilize the teaching tool of comic stories. Similarly a good acceptance by school community part was observed during the exposition of comic stories elaborated by the students. Thus, the results obtained in this study stimulate the application of new learning teaching tools as a way to improve the teaching process learning of Science.

histórias em quadrinhos; processo ensino-aprendizagem; ferramentas de ensino.

Comic stories; teaching learning process; teaching tools.