MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ENERGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Concept maps as an evaluation tool of concepts construction of energy with high school students

Autores: Claudio Rejane da Silva Dantas, Marcelo Gomes Germano, Filomena Mª. Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

O estudo revela resultados de uma pesquisa de observação participante no ensino de Física tendo como ênfase o uso de mapas conceituais como um recurso que referenciou o processo de avaliação da aprendizagem em uma escola pública estadual na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Escolhemos a abordagem da pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e o diário de campo. A pesquisa buscou entender as seguintes questões: Como inserir o uso de mapas conceituais no ensino e aprendizagem de conteúdos de Física? O uso de mapas conceituais pode servir como instrumento de avaliação para o professor? As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível evidenciar que as enunciações dos estudantes externalizadas com a construção e apresentação de mapas conceituais são subjetivas e incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. A Construção de Mapas Conceituais constituiu em uma metodologia de auxílio ao planejamento didático do professor e de apoio a realização do processo complexo da avaliação escolar. Valorizou-se os conhecimentos prévios e compreendeu-se que os educandos atribuiem significados idiossincráticos ao conhecimento científico.

This article reveals results of educational research participant observation in teaching physics with an emphasis on the use of concept maps as an evaluation in a state school of the city Juazeiro do Norte / CE. We use the approach of qualitative research type of action research, focusing on the instruments of data collection such as questionnaire, interview and field daily. The research was supported by the questions: Inserting the use of concept maps in teaching and learning of physics content? The use of concept maps can serve as an evaluation tool for the teacher? The analysis and interpretation of data were prepared according to the Theory of Meaningful Verbal Learning. The analysis also enabled us to understand the statements of the students outsourced to the construction and presentation of concept maps have proven to be subjective concepts incorporated into their cognitive structure, emerging and persisting in a language of common sense reluctantly takes precedence over the context of scientific language. We realize that the construction of concept maps as a tool that can assist the process of curriculum planning and school evaluation, centered on the value of previous knowledge and understanding that learners Assignments idiossincráticos meanings to scientific knowledge.

Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais.

Teaching Physics, Meaningful Learning, Conceptual Maps