O EDUCAR PELA PESQUISA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

The Education through Research as a pedagogical alternative for science teaching on Youth and Adults Education

Autores: Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosário Lima

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um estudo desenvolvido com a finalidade de investigar as contribuições do Educar pela Pesquisa para a reconstrução do conhecimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. As situações de ensino propostas foram planejadas considerando a pesquisa como princípio educativo e seus momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação. Nesse processo, partiu-se de uma situação-problema envolvendo uma zoonose como elemento desencadeador. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários – inicial e final –, gravações em áudio, diário de campo da pesquisadora, além das produções dos alunos durante a sequência de aulas desenvolvidas. As informações obtidas foram submetidas à Análise Textual Discursiva. Os dados coletados fizeram emergir três categorias que evidenciaram as contribuições privilegiadas pela abordagem pedagógica. A primeira categoria, O despertar dos conteúdos atitudinais, apontou a necessidade de atenção à dimensão afetiva como pré-requisito aos processos de ensino e de aprendizagem, em especial na Educação de Jovens e Adultos. A segunda, denominada A complexificação dos conteúdos conceituais, analisou a evolução dos conceitos ao longo da sequência de aulas planejadas, quando se percebeu a incorporação de novas informações às ideias prévias dos alunos, levando-os a compreensões mais amplas sobre o tema enfocado. A qualificação dos conteúdos procedimentais constituiu a terceira e última categoria advinda da análise realizada, e nela identificaram-se habilidades desenvolvidas durante os encontros propostos, das mais básicas às mais estruturadas, dentre as quais se destacaram a de comunicar-se (questionar e argumentar), pesquisar, produzir material educativo e sistematizar informações.

Abstract

In this article are presented and discussed the results of a study conducted in order to investigate the contributions of Educating through Research for the reconstruction of the knowledge of the students of the Youth and Adults Education. The teaching situations proposed were planned considering research as an educational principle and its moments of questioning, development of arguments and communication. The process started from a problem situation involving zoonosis. As instruments to collect data were used: questionnaires - initial and final - audio recordings, the researchers field journal, in addition to productions of students during the sequence of lessons developed. The data obtained went through a Discursive Textual Analysis. This qualitative analysis revealed three categories that highlight the contributions favored by pedagogical change. The first category The awaking of the attitude contents pointed out the necessity of attention to the affection dimension as a prerequisite to the processes of teaching and learning, especially on youth and adult education. The second, called The complexification of the conceptual contents analyzed the evolution of the concepts during the sequence of the planned classes when it was realized the incorporation of new information in the previous ideas of students leading to broad understanding on the main subject. The description of the procedural content was the third and final category arising from the analysis, in which were identified skills developed during the proposed meetings, from the most basic to the most structured, among which the communication (question and debate) stood out , researching, producing educational material and systematize information.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Educar pela Pesquisa, Reconstrução do Conhecimento, Educação de Jovens e Adultos.

Keywords

Science Education, Education through Research, Reconstruction of the Knowledge, Youth and Adults Education.

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