UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ALTERNATIVA PARA O ESTUDO QUANTITATIVO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NO ENSINO MÉDIO

An alternative experimental practice for the quantitative study of electromagnetic induction in middle school

Autores: André Scheidegger Laia, Luiz Moreira Gomes, Fernanda Carla Lima Ferreira, Rodrigo do Monte Gester, Weldon Carlos Elias Teixeira

Resumo

Neste trabalho é proposto uma prática experimental, onde associa-se um experimento de indução eletromagnética a materiais alternativos, disponíveis na escola e/ou de fácil aquisição, tais como uma caixa de som, um solenoide caseiro e um computador com o programa Audacity instalado para gerar sinais e posteriormente fazer a aquisição dos dados (tensão e frequência) fornecidos no experimento. Para analisar a viabilidade e a precisão deste experimento usou-se também um osciloscópio para coletar os mesmos dados de tensão e frequência, tanto da bobina de prova quanto do solenoide. Os resultados obtidos na leitura de tensão e frequência pelo programa e o osciloscópio tiveram pequenas divergências, confirmando que o aparato utilizado pode substituir instrumentos de medição cujos custos são mais elevados. Assim, a prática experimental proposta mostrou-se viável e uma solução eficiente para um problema muito recorrente no ensino de Física na Educação Básica.

Abstract

In this work, an experimental practice is proposed, where an electromagnetic induction experiment is associated with alternative materials, available at school and / or easy to acquire, such as a sound box, a homemade solenoid and a computer with Audacity software installed for Generate signals and then make the acquisition of the data (voltage and frequency) provided in the experiment. To analyze the feasibility and accuracy of this experiment, an oscilloscope was also used to collect the same voltage and frequency data from both the test coil and the solenoid. The results obtained in the reading of voltage and frequency by both the software and the oscilloscope had very few divergences, confirming that the apparatus used can replace measuring instruments whose costs are higher. Thus, the proposed experimental practice proved to be feasible and an efficient solution to a very recurrent problem in the teaching of Physics in Basic Education.

Palavras-chave

Indução Eletromagnética; Materiais Alternativos; Ensino de Física.

Keywords

Electromagnetic Induction; Alternative Materials; Teaching Physics.

Texto em PDF