UTILIZAÇÃO DA ABORDAGEM TEMÁTICA EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Use Thematic Approach in Science lessons: experience report in classroom

Autores: Édila Rosane Alves Silva, Sabrina Gonçalves Marques, Valéria Oliveira Perceval, Cristiane Heredia Gomes

Neste trabalho apresentamos uma intervenção realizada por acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sob a supervisão da Dra. Cristiane Heredia Gomes, em duas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental com a finalidade de trabalhar os conteúdos de Ciências, provenientes da origem do universo até suas formações rochosas, balizados pela Abordagem Temática. As aulas que compunham a intervenção foram dividas em três etapas: retomada do conteúdo e problematização inicial, experimentação e identificação das rochas encontradas no município de Caçapava do Sul, RS através de amostras de rochas metamórficas, sedimentares e magmáticas. Os resultados encontrados corroboram com a ideia de que a aproximação dos conteúdos específicos com fatos que estão presentes no cotidiano dos alunos pode representar uma maneira de minimizar a abstração das Ciências presentes nas séries finais do Ensino Fundamental.

In this work we present an intervention carried out by three academics Degree in Exact Sciences, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, under the supervision of Dr. Cristiane Heredia Gomes, in two groups of 6th grade of elementary school, in order to work the science content, from the origin of the universe to its rock formations, marked by the Thematic Approach . The classes that made up the intervention were divided into three stages: recovery of content and initial questioning, trial and identification of rocks found in the municipality of Caçapava do Sul , RS through samples of metamorphic , sedimentary and igneous rocks . The results corroborate the idea that the approach of the specific contents with facts that are present in the students daily life can represent a way to minimize the abstraction of these sciences in the final years of elementary school.

Ensino de Ciências – Abordagem Temática –Terra e Universo.

Science Teaching - Thematic Approach - Earth and Universe.