AVALIAÇÃO DE UM LIVRO-JOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ABORDAGEM DO ASSUNTO ECOSSISTEMAS RECIFAIS

Evaluation of a book - play as educational tool in teaching science in approach the subject ecosystem reef

Autores: José Jamerson Teles Chagas, Hilda Helena Sovierzoski, Monica Dorigo Correia

Resumo

Os jogos didáticos são um belo exemplo de recurso pedagógico que podem ser utilizados em sala de aula, como um meio para transpor as barreiras do conhecimento meramente expositivo. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a utilização de um livro-jogo como instrumento didático no ensino de uma temática científica. O livro-jogo foi aplicado em uma turma de 31 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, situada na cidade de Maceió, Alagoas. A avaliação do material didático foi verificada por meio da aplicação de dois questionários pós-leitura. Observou-se que o livro-jogo se mostrou estimulante aos alunos, pois trouxe a esses uma forma divertida e lúdica de serem apresentados a alguns conhecimentos científicos.

Abstract

The educational games are a fine example of pedagogical resource that can be used in the classroom as a means to overcome the barriers of merely expository knowledge. This research aimed to evaluate the use of a book-game as an educational tool in teaching a scientific field. The Gamebook was applied to a group of 31 students of the 2nd year of high school to a public school in the city of Maceió, Alagoas. The evaluation of teaching materials was verified by the application of two post-questionnaires reading. It was observed that the book-game proved exciting to the students, because it brought to such a fun and playful way to be introduced to some scientific knowledge.

Palavras-chave

Livro-jogo, ensino de ciências, ecossistemas recifais.

Keywords

book-game, science education, reef ecosystems.

Texto em PDF