ABORDAGEM DIFERENCIADA DE GEOMETRIA EM SALA DE AULA

Differentiated approach geometry in the classroom

Autores: Edinéia Filipiak, Mariza de Camargo, Maria Cecilia Pereira Santarosa, Patrícia Rodrigues Fortes

Resumo

O presente trabalho tem como questão central o ensino de Geometria Plana no Ensino Médio, mais especificamente, a soma dos ângulos internos de um polígono convexo e o valor dos ângulos internos de um polígono regular. Essa temática foi trabalhada utilizando ladrilhos e deduzindo fórmulas para resolução de situações problemas, buscando assim verificar se essas estratégias auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem. A partir das observações realizadas durante a dinamização do plano de aula, das atividades individuais e em grupos realizadas pelos alunos e através dos questionários de opinião, buscou-se analisar se as estratégias pedagógicas adotadas auxiliam não somente o professor em sala de aula, mas também o aluno na compreensão do tema. Assim, analisando todo o processo, foi possível perceber que os alunos estavam motivados para realizar as atividades, que gostaram das aulas e isso auxiliou no aprendizado deles e consequentemente no trabalho do professor. Portanto, pode-se concluir que as estratégicas pedagógicas adotadas se mostraram eficazes no processo de ensino e de aprendizagem significativa de Geometria.

Abstract

The present work has as its central question the teaching of plane geometry in high school, specifically the sum of the interior angles of a convex polygon and value of the interior angles of a regular polygon. This theme is crafted using tiles and deducting formulas, to solve problem situations, thus seeking verify that these strategies help in the process of teaching and learning. From the observations made during the application of the lesson plan, of individual and group activities performed by students and through opinion questionnaires sought to analyze whether the adopted pedagogical strategies help not only the teacher in the classroom, but also the student in understanding the subject. Thus, analyzing the whole process, it was revealed that students were motivated to carry out the activities, they liked school and this helped in their learning and therefore the teachers work. Therefore, we can conclude that the pedagogical strategies adopted proved effective in teaching and meaningful learning geometry.

Palavras-chave

Ensino. Geometria Plana. Ladrilhos. Resolução de problemas.

Keywords

Teaching. Plane geometry. Tiles. Problem resolution.

Texto em PDF