INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS: SOBRE O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA (SIMPLES E COMPOSTA)

Educational intervention in Science teaching to deaf: about the concept of substance (simple and compounds)

Autores: Aline Prado de Oliveira, Nislaine Caetano Silva Mendonça, Anna M. Canavarro Benite

Pensar a educação de alunos surdos tem demonstrado ser uma tarefa complexa, principalmente quando lidamos com conteúdos específicos, como é o caso da ciência/química, que dependem de uma gama de conceitos que interagem sinergicamente. Neste trabalho lançamo-nos no desafio de investigar o planejamento e desenvolvimento de intervenções pedagógicas (IPs) com materiais instrucionais adaptados privilegiando o referencial funcional da visão com o objetivo de ensinar alguns conceitos químicos. As IPs foram realizadas no Centro Especial Elysio Campos, escola inclusiva mantida pela Associação de Surdos de Goiânia, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, onde todos os alunos eram surdos. Nossos resultados permitem observar que os alunos acessaram o conhecimento científico e assim produziram a contra-palavra por meio de discurso escrito. As IPs representaram uma alternativa para o ensino de química para surdos.

Thinking about deaf students education has proven to be a complex task, especially when dealing with specific content, such as science / chemistry, which depends on a range of concepts that interact synergistically. In this paper we face the challenge of planning and developing educational interventions (EI) with instructional materials adapted favoring the view of functional referential with the aim of teach some chemical concepts. The EI were held in the Special Centre Elysio Campos, inclusive school maintained by the Deaf Association of Goiânia, in a class of 9th grade of elementary school, where all students were deaf. Our results allow observing that students accessed the scientific knowledge and thus have produced word from the written speech. The EI represented an alternative in chemical education for the deaf.

Intervenção pedagógica; Ensino de ciências; Educação de surdos; Conceitos químicos.

Educational intervention; Science education; Deaf education; Chemical concepts.