AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ERRO CONSTRUTIVO NO ENSINO DE QUÍMICA

Learning assessment and constructive error in chemical teaching

Autores: Ana Regina Dalmaschio Carrijo, Ana Nery Furlan Mendes

Resumo

O presente trabalho promove uma reflexão sobre o papel do erro do aluno na avaliação escolar, com ênfase no Ensino de Química. Inicialmente é realizada uma abordagem do contexto avaliativo, salientando seu caráter pedagógico e político. Em seguida, é levantada a questão específica do erro na avaliação escolar ao longo da história do processo educativo, demonstrando o quanto este gerou inúmeras violências dentro do âmbito escolar. Posteriormente, os novos paradigmas sobre o erro são referendados, mostrando que este pode ser um poderoso indicador do estágio em que o aluno se encontra, servindo para a reorientação da prática docente. Segundo as literaturas pesquisadas, os professores de Química já apresentam uma visão mais positiva do erro, reconhecendo-o como parte do processo de aprendizagem e regulador da prática pedagógica. Porém, muitos ainda encontram-se presos às práticas tradicionais, de quantificação e punição, devido ao sistema de ensino no qual se encontram submetidos.

Abstract

This paper promotes a reflection on the students error role in school evaluation, with emphasis on Chemistry Teaching. Initially, it was held an assessment pop context approach, emphasizing its educational and political character. Then raised the specific question of the error on school evaluation throughout the history of the educational process, demonstrating how this has generated numerous violence within the school environment. Subsequently, the new paradigms of the error are referenced, showing that this can be a powerful stage of the indicator in which the student is serving for the reorientation of teaching practice. According to the surveyed literature, chemistry teachers already have a more positive view of the error, recognizing it as part of the learning process and regulator of pedagogical practice. But many are still tied to traditional practices, quantification and punishment, because of the education system in which they are submitted.

Palavras-chave

Avaliação da aprendizagem, erro construtivo, ensino de Química.

Keywords

Evaluation of learning, constructive error, Chemistry Teaching.

Texto em PDF