A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS E O USO DE REPRESENTAÇÕES NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

The use of investigative and experimental activities using representations in teaching chemical kinetics

Autores: Natany Dayani de Souza Assai, Leila Inês Follmann Freire

Resumo

Baseado na dificuldade dos alunos compreenderem que a velocidade de uma reação pode ser influenciada por diversos fatores além do que são capazes de visualizar, se limitando a desenhar o aspecto macroscópico dos sistemas; apresentamos neste artigo, a proposição, o desenvolvimento e análise de uma sequência didática fundamentada em atividades experimentais investigativas e no uso de representações para o conceito de Cinética Química. A coleta de dados foi realizada com 58 alunos do 2° ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Ponta Grossa, localizada no interior do Paraná. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ensino por investigação e a construção de modelos explicativos para a aprendizagem dos fatores que alteram a velocidade das reações utilizando diferentes abordagens metodológicas contribuíram para que os alunos conseguissem abstrair o nível representacional e microscópico na proposição de explicações para os fenômenos estudados.

Abstract

Based on the difficulty of the students to understand that the speed of a reaction can be influenced by several factors besides what they are able to visualize, limiting itself to drawing the macroscopic aspect of the systems; We present, in this article, the proposition, development and analysis of a didactic sequence based on investigative experimental activities and the use of representations for the concept of Chemical Kinetics. Data collection was performed with 58 high school students from a public school in the city of Ponta Grossa, located in the interior of Paraná State. The results of this research show that research teaching and the construction of explanatory models for the learning of factors that alter the speed of reactions using different methodological approaches contributed to the students being able to abstract the microscopic representational level in the proposition of explanations for the studied phenomena.

Palavras-chave

Cinética Química, modelos mentais, sequência didática, ensino por investigação.

Keywords

Chemical kinetics, mental models, instructional sequence, teaching by research.

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