APRENDENDO OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ISOMERIA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE LÚDICA

Learning the fundamental concepts of isomerism based on a ludic activity

Autores: José Ossian Gadelha de Lima, Jessica Rodrigues Sousa

Pesquisas têm salientado que o lúdico pode oferecer condições de melhorar o aprendizado da Química na Escola Básica, pois possibilita ao educando vivenciar situações-problemas a partir do desenvolvimento de jogos e brincadeira. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma atividade lúdica no estudo dos conceitos fundamentais da Isomeria Constitucional por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A atividade constitui-se na montagem de moléculas pelos estudantes, utilizando materiais simples e de fácil aquisição: massa de modelar e “palitos de dente”. Algumas questões foram respondidas pelos 22 alunos participantes para avaliar os resultados da aula. As respostas dos alunos salientaram a importância do lúdico para a aprendizagem de isomeria e confirmaram que essa metodologia é capaz de despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo ensinado. O experimento mostrou que o aspecto lúdico e cognitivo presente nos jogos são importantes estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Química, principalmente ao tratar dos conceitos abstratos e complexos que permeiam os conteúdos da disciplina.

Researches has pointed out that the play can provide conditions to improve Chemistry learning in the basic School, as it allows to learners to experience situations-problems from developing games and fun. This paper aims to present the results of applying a playful activity in the study of the fundamental concepts of Constitutional Isomerism by students of the third year of high school. The activity constitutes in assembly of molecules by students using simple and easily acquired materials: modelling clay and "toothpicks". To assess the results of the lesson, the 22 participating students answered some questions. The responses of students showed the importance of ludic for learning for isomerism and confirmed that this methodology is able to arouse the interest of students by content studied. The experiment showed that the ludic and cognitive aspects in this game are important strategies to improve the process of teaching and learning of chemistry, especially when dealing with abstract and complex concepts that permeate the discipline contents.

Lúdico; Ensino de Química; Jogos; Brincadeira.

Ludic; Chemistry teaching; games; joking.