ENSINO DE ZOOLOGIA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES EM ESCOLA DE ENSINO BÁSICO SOBRE FAUNA EDÁFICA

The Teaching of Zoology: Perception of Students and Teachers in a High School about Edaphic Fauna

Autores: Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Janete Diane Nogueira Paranhos

Resumo

A fauna edáfica compreende animais invertebrados que vivem ou passam uma ou mais fases de desenvolvimento no solo e participa de processos imprescindíveis para a sustentabilidade dos ecossistemas e vida no Planeta, porém, muitas vezes os conteúdos são estudados em Zoologia de forma geral. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção sobre a abordagem dos assuntos relacionados à fauna edáfica nas aulas de Biologia, por alunos e professores do 3° ano do ensino médio. A pesquisa está inserida em uma abordagem qualitativa, de acordo com Bogdan & Biklen (1999), sendo utilizados questionários semiestruturados e os registros em diário de bordo, para obtenção de dados. A mesma foi realizada em uma escola pública da cidade de Teresina, PI, com 34 alunos e quatro professores de Biologia. Verificou-se que os filos Platyhelminthes, Chordata e Nematoda encontram-se entre os mais difíceis na aprendizagem, segundo os alunos, devido à presença de vários termos, características e ausência de aulas práticas. Segundo os docentes, é preciso inserir atividades práticas, logo que o estudo da fauna edáfica possui grande relevância e, ainda, a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, sugerindo maiores ganhos na aprendizagem. Diante disso, a fauna edáfica abre um leque de oportunidades para a abrangência de novas formas de abordagens dentro da Biologia.

Abstract

The edaphic fauna comprises invertebrate animals that live or pass one or more stages of development in the soil and participate in processes essential for the sustainability of ecosystems and life on the Planet, but often the contents are studied in Zoology in general. In this sense, the objective of this work was to evaluate the perception about the approach to subjects related to soil fauna in Biology classes, by students and teachers of the 3rd year of high school. The research is inserted in a qualitative approach, according to Bogdan & Biklen (1999), using semi-structured questionnaires and logbook records for data collection. The same was done in a public school in the city of Teresina, PI, with 34 students and four professors of Biology. Platyhelminthes, Chordata and Nematoda have been found to be among the most difficult to learn, according to the students, due to the presence of various terms, characteristics and absence of practical classes. According to the teachers, it is necessary to insert practical activities, as soon as the study of the edaphic fauna has great relevance and, also, the necessity of an interdisciplinary approach, suggesting greater gains in the learning. Faced with this, the edaphic fauna opens a range of opportunities for the comprehension of new forms of approaches within Biology.

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem. Invertebrados do Solo. Metodologias.

Keywords

Teaching-learning. Soil Invertebrates. Methodologies.

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