CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LIXO COMO PROBLEMA AMBIENTAL

Construction, application and evaluation of didactic intervention in fundamental teaching: garbage as an environmental problem

Autores: Hentonny Rhaycard Silva Santos, Alex de Sousa Lima, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques

Resumo

O presente trabalho propôs a construção, avaliação e aplicação de uma sequência didática com base na temática lixo, aplicada a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II de escola pública da cidade de Codó-MA. Avaliou-se o processo de assimilação de informações na construção da aprendizagem significativa, focando na contextualização a partir da análise de material didático e das práticas pedagógicas escolares. Foi construída e aplicada uma sequência didática e os dados indicaram que o aluno reconhece e localiza o problema do lixo na cidade e se coloca como participante do problema, assim como agente de resolução do mesmo, o que evidenciou que a proposta de intervenção didática foi um instrumento capaz de suscitar concepções a ações não diagnosticadas a partir do questionário inicial, o que evidenciou a aplicabilidade e funcionalidade da sequência didática proposta.

Abstract

The present work proposed the construction, evaluation and application of a didactic sequence based on the trash theme, applied to a class of sixth year of Elementary School II of public school in the city of Codó-MA. The process of assimilation of information in the construction of meaningful learning was evaluated, focusing on the contextualization from the analysis of didactic material and the pedagogical practices of the school. A didactic sequence was constructed and applied and the data indicated that the student recognizes and locates the problem of garbage in the city and places himself as a participant in the problem, as well as an agent for solving it, which showed that the didactic intervention proposal was a An instrument capable of raising conceptions to actions not diagnosed from the initial questionnaire, which evidenced the applicability and functionality of the proposed didactic sequence.

Palavras-chave

Lixo; Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Práticas Escolares.

Keywords

Waste; Science Teaching; Environmental Education; School Practices.

Texto em PDF