ENSINO PELA PESQUISA NA ESCOLA: PROPOSTA PARA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESTERCO ANIMAL

Teaching for School Research: Proposal for Production and Use of Animal Esterco

Autores: Aldeni Melo de Oliveira, Alex Bruno Lobato Rodrigues, Erisnaldo Francisco Reis e Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as implicações do processo de ensino e de aprendizagem em Ciências, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, relacionada com a iniciação científica e desenvolvida em uma Escola Estadual no Município de Macapá-AP, no período de maio a agosto de 2015, envolvendo alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho se concretizou por meio de uma pesquisa com a comunidade, da construção de uma composteira e do cultivo de mudas de plantas utilizando de esterco de animais como adubo. A coleta de dados ocorreu por meio das observações registradas no diário de bordo do pesquisador e dos diários dos alunos. Os dados apontaram que as atividades desenvolvidas com a pesquisa na sala de aula, oportunizaram aos alunos uma aprendizagem que pode ir além do conteúdo disciplinar. Foi possibilitado aos alunos construírem conhecimento que talvez seja necessário para a compreensão do mundo real no qual está inserido.

Abstract

The present article aims to analyze the implications of the process of teaching and learning in Sciences, through the development of research projects in the classroom. The research was qualitative, related to the scientific initiation and developed in a State School in the Municipality of Macapá-AP, from May to August 2015, involving 7th and 8th grade students. The work was accomplished through a research with the community, the construction of a compost and the cultivation of seedlings of plants using animal manure as fertilizer. Data were collected through observations recorded in the researchers logbook and student diaries. The data indicated that the activities developed with the research in the classroom, gave the students a learning that can go beyond the disciplinary content. It was made possible for students to construct knowledge that may be necessary for understanding the real world in which they are inserted.

Palavras-chave

Pesquisa em sala de aula, Aprendizagem ativa, Alfabetização científica.

Keywords

Classroom Research, Learning, Scientific Literacy

Texto em PDF