ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE QUÍMICA PARA UMA TURMA INCLUSIVA COM UM ESTUDANTE CEGO: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CONTEXTO

Experimental chemistry activity for an inclusive classroom with a blind student: the importance of context study

Autores: Nayara Nogueira Soares Marra, Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Nilma Soares da Silva e Fabiana Silva Zuttin Cavalcante

A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas comuns tem sido um grande desafio para a educação brasileira. A falta de formação e a integração com os profissionais especializados faz com que muitos professores se sintam despreparados para lecionar em turmas em que há alunos com necessidades educacionais especiais. O ensino de Química, em que muitos conceitos e transformações são compreendidos através de informações visuais, pode ser pouco inclusivo nas classes em que estudam estudantes cegos ou com baixa visão. Considerando esta realidade, o presente estudo se propôs a elaborar uma atividade experimental para uma turma do primeiro ano do ensino médio em que há um aluno cego. Os objetivos da atividade foram promover a interação e o aprendizado dos estudantes por meio do ensino inclusivo da Química, valorizando as habilidades do aluno com deficiência visual e as demandas e singularidades da escola. Os resultados obtidos indicaram que um experimento simples, com algumas adaptações, pôde auxiliar muito no aprendizado e na interação da turma como um todo, gerando um aumento da confiança do estudante cego e a abertura do professor a novas estratégias e dinâmicas de aula a fim de melhorar o processo inclusivo na prática educacional.

The inclusion of disabled people in ordinary schools has been a great challenge for Brazilian education. The lack of qualification and poor integration with specialized professionals makes many teachers feeling unprepared to teach in classes where there are students with special educational needs. The chemistry teaching, in which many concepts and processes are understood through visual information, may be poorly inclusive in classes with blind or low vision students. Acknowledging this reality, the present study aimed at developing an experimental activity for a first year high school class where there is a blind student. The goals of the activity were to promote interaction and learning through the inclusive teaching of chemistry, valuing the abilities of the pupil with visual deficiency and the demands and singularities of the school. The results indicated that a simple experiment, with a few adaptations, could aid a lot in the learning and interaction of the class as a whole, engendering a boost in the blind student confidence and the teacher’s openness to new strategies and classroom dynamics in order to enhance the inclusive process in educational practice.

inclusão escolar, ensino de Química, experimentação, interação.

school inclusion, chemistry teaching, experiment, interaction.