UMA UNIDADE DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA SURDOS E OUVINTES

Teaching Unit of the Optical Geometrical for Deaf and Hearer

Autores: Lucas Teixeira Picanço e João dos Santos Cabral Neto

Resumo

Este trabalho é o resultado de pesquisa desenvolvida no Mestrado Nacional Profissional em Ensino (MNPEF) cujo produto educacional é uma unidade de ensino construída sob os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da taxonomia SOLO. Foi investigada a implementação de uma proposta de ensino de óptica geométrica, elaborada a partir do tema: os problemas de visão e as lentes corretoras. Esta proposta foi construída com base nos preceitos da educação inclusiva, e teve como origem a melhoraria da prática pedagógica, desenvolver e descrever uma metodologia adequada ao ensino de alunos surdos de física. Com base nos resultados obtidos ao longo de nove aulas, é possível concluir que a unidade de ensino, baseada na experimentação como metodologia inclusiva, possibilitou a aprendizagem de conceitos da óptica geométrica e demonstrou-se como uma estratégia de ensino eficaz. Identificamos como especificidades para a aprendizagem sobre o tema, no contexto da educação inclusiva para surdos, a metodologia embasada na cultura visual dos surdos, a parceria com o tradutor/intérprete e o desenvolvimento de uma unidade de ensino que valorize a identidade cultural do surdo.

Abstract

This work is the result of a research developed in master program offered by Brazilian Physical Society (SBF) named Master Degree Professional in Physics Teaching (MNPEF) whose teaching unit is an educational product proposed based on learning theories, specially the meaningful learning and the SOLO taxonomy. The construction of a teaching unit is proposed based on precepts of the inclusion education, motivated the improvement of the pedagogical practice, develop and describe an appropriate methodology to teaching deaf students the physics. Based on the results obtained along nine classes, it´s possible to conclude that the teaching unit, considering the experimentation as inclusive methodology, it provided an opportunity to learn concepts of geometrical optical and proved to be an effective strategy of the teaching. We identify specificities for learning of the theme about vision problems and corrective lens, in the context of inclusive education for deaf, the methodology grounded in the visual culture of the deaf, the cooperative work with translator/interpreter and development of a teaching unit that valorizes the cultural identity of the deaf.

Palavras-chave

Ensino de Física, Surdez, Óptica Geométrica

Keywords

Physics teaching, Inclusion Education, Geometrical Optics

Texto em PDF