ESTUDANDO A FÍSICA DO EFEITO ESTUFA NO 9º ANO: UMA ABORDAGEM VISANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Studying physics of greenhouse in 9th year: approach aimed meaningful learning

Autores: Jefferson Adriano Neves, Iraziet da Cunha Charret e Sylvestre Aureliano Carvalho

Resumo

Neste trabalho são discutidos os resultados referentes à utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que aborda o tema Efeito Estufa que tem por objetivo discutir o conceito de energia no ensino fundamental. A unidade de ensino está baseada no uso de um laboratório virtual, disponibilizado pelo “Physics Education Technology” (PhET) e tem como embasamento teórico os estudos de Ausubel e Novak sobre Aprendizagem Significativa. As atividades foram realizadas ao longo do ano de 2014 em duas turmas do nono ano do ensino fundamental de um colégio da rede privada, localizado no município de Lavras, Minas Gerais. No entanto, este trabalho apresenta a análise dos dados referentes a apenas uma destas turmas. Esta análise, de caráter qualitativo, foi inspirada no Método de Análise de Conteúdo com o objetivo de compreender os significados trocados entre estudantes e professor. Os resultados da análise da unidade de ensino mostraram que a maioria dos estudantes compreendeu o efeito estufa bem como a maneira como ele influencia a temperatura do planeta.

Abstract

This paper discusses the results regarding the use of a Potentially Significant Teaching Unit (PSTU), which deals with the Greenhouse Effect, which aims to discuss the concept of energy in elementary education. The teaching unit is based on the use of a virtual laboratory, provided by the Physics Education Technology (PhET) and is based on theoretical studies of Ausubel and Novak on Significant Learning. The activities were carried out during the year 2014 in two classes of the ninth year of elementary school of a private school college, located in the municipality of Lavras, Minas Gerais. However, this paper presents the analysis of the data referring to only one of them. This qualitative analysis was inspired by the Content Analysis Method in order to understand the meanings exchanged between students and teachers. The results of the unit analysis showed that most students understood the greenhouse effect as well as how it influences the temperature of the planet.

Palavras-chave

Ensino de Física; Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Efeito Estufa.

Keywords

Physics Teaching; Elementary School; Significant Learning; Potentially Significant Teaching Unit; Greenhouse effect.

Texto em PDF