APRENDIZAGEM E COOPERAÇÃO EM ATIVIDADES DE MONITORIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO NÍVEL FUNDAMENTAL

Cooperative Pedagogy: Tutoring Activities and Sciences Teaching at Elementary School

Autores: Patrícia Cavalheiro & José Claudio Del Pino

Resumo

Num mundo em transformação e uma sociedade repleta de informações, alguns apostam em competição. Com habilidades desenvolvidas para atingir as competências o mundo quer pessoas com domínio da sua área de atuação, mas, sobretudo quer pessoas que ajudem os demais, que valorizem os companheiros. Neste contexto o papel da escola é primordial, oportunizando o adquirir habilidades e aptidões que serão necessárias para a vida e para o mercado de trabalho. No melhor lugar para se aprender cooperação, o que se vê ainda é um incentivo cada vez maior à competição e individualidade. A monitoria para séries do ensino fundamental na área de ciências não é um simples trabalho em grupo como normalmente ocorre. É um trabalho organizado e motivador onde cada aluno do grupo desenvolve a sua habilidade de tal maneira, que o andar do grupo é influenciado pelo esforço de cada um proporcionando o início da pesquisa e investigação na escola. A sociedade necessita de profissionais que possuam um alto nível de habilidades de raciocínio, habilidades de comunicação e de relações sociais. O projeto tem como objetivo facilitar a aquisição do conhecimento de tal forma que o aluno de fato aprenda os conteúdos ministrados, ao mesmo tempo em que adquire as habilidades necessárias para um convívio harmônico em sociedade.

Abstract

Although competition is still emphasized, our transforming world and rich in information society demand cooperation. Today?s society expects people to develop their skills to attain competencies, and demands professionals with expertise in their field of practice ─ but above all, our society requires people who cooperate with others, valuing their colleagues. In this context, the role of the school is decisive, once it can enable people to develop the skills and capabilities required to face the world and the job market. The school should be the best place to develop cooperation, but what we see is an ever-growing emphasis on competition and individualism. Sciences tutoring at the elementary school is not just the usual work in group ─ it is an organized and motivating activity in which each student can develop their skills so that the development of the whole group is influenced by the effort of each member, stimulating the research and investigation in school. Our society demands professionals with high levels of reasoning, communication and social relationships skills. The project aims to facilitate knowledge acquisition so that the student actually learns the contents while acquires the required skills for a harmonious social relationship.

Palavras-chave

investigação na escola, monitoria, ensino de ciências

Keywords

research in the school, tutoring, sciences teaching

Texto em PDF