UMA UEPS PARA O ENSINO DOS ESPELHOS ESFÉRICOS

An UEPS to learning spherical mirrors

Autores: André Luís Miranda de Barcellos Coelho, Cézar Borges Teixeira, Fábio de Oliveira e Samara Leite Brito Meira

Neste trabalho exploramos a elaboração, a aplicação e a análise dos resultados de uma sequência didática sob o formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), envolvendo conceitos de óptica geométrica aplicados aos espelhos esféricos. Toda ela foi desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios identificados por teste de sondagem por meio do uso de tecnologias digitais. A partir daí utilizamos situações problema e objetos concretos para conduzir a aprendizagem de conceitos básicos de Física óptica de espelhos esféricos. Observamos, ainda que qualitativamente, que os estudantes estiveram mais motivados a aprender e apresentaram resultados melhores nas avaliações.

In this paper we explore a teaching approach based on UEPS for optical teaching of spherical mirrors in a didactic sequence format. All of it was developed from previous knowledge identified by probing test and use of new technology in classroom. From there we use problems situations and concrete objects to lead to learning basics of optical physics spherical mirrors. We also observed qualitatively, the students were more motivated to learn and presented better results in the ratings.

UEPS, Aprendizagem Significativa, Espelhos Esféricos, Óptica Geométrica.

UEPS, meaningful learning, spherical mirrors, optics.