EXPERIMENTAÇÃO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (publicados no período de 2003 a 2013)

Experimentation: contet analisys of Biology Textbooks to High School (2003-2013)

Autores: Divaniella de Oliveira Lacerda e Francisco José Pegado Abílio

Resumo

O Livro Didático (LD) na área de Biologia tem sido considerado um poderoso estabilizador do ensino teórico, técnico e fragmentário dessa ciência, coibindo a função do professor como planejador e executor do currículo. O objetivo geral desse trabalho foi de avaliar de forma crítica os LD de Biologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD no período de 2003 a 2013, com foco em experimentações, como modalidade didática que podem contribuir para uma aprendizagem potencialmente significativa. A abordagem da pesquisa foi de cunho Qualitativo, onde se utilizou como pressupostos teórico-metodológicos elementos da Pesquisa Documental/Bibliográfica e Análise Conteúdo. Das 76 obras analisadas ao longo da pesquisa “Experimentação” se fez presente em 46,9%, dos LD. Por ser bastante utilizada, a qualidade do LD influencia diretamente na vida escolar do aluno. Deste modo os problemas presentes nos LD podem induzir o aluno ao erro e de certa forma interferir na construção do conhecimento do mesmo. Diante do exposto, considera-se que as obras analisadas apresentam erros conceituais e procedimentais que podem comprometer o aprendizado do aluno, reafirmando que este instrumento não deve ser o único recurso utilizado pelo professor em sala de aula e conclui-se que devido à importância do LD no processo pedagógico se fazcada vez mais necessário à análise criteriosa dessas obras.

Abstract

Textbook (LD) in Biology area has been considered a powerful stabilizer of theoretical, technical and fragmentary of this science, curbing the role of teachers as planners and executors of school curriculum. The aim of this study was to evaluate critically the high school Biology textbooks approved by Brazilian textbooks program (PLNL) from 2003 to 2013, focusing on practical activities, studies of the environment and trials, as a teaching modality that can contribute to a potentially significant learning. The research was based in a qualitative approach, which used as theoretical and methodological assumptions elements of Documentary and Bibliographical Research and Content Analysis. Of the 76 works analyzed during the research "Experimentation" was present in 46,9 % of LD. Being widely used, the quality of textbooks influences directly the students school career. Thus the problems present in the LD can induce the student to error and somehow interfere with the construction of the same knowledge. In view of the above, it is considered that the analyzed works present conceptual and procedural errors that can compromise the students learning, reaffirming that this instrument should not be the only resource used by the teacher in the classroom and it is concluded that due to the importance of the LD in the pedagogical process becomes more and more necessary to the careful analysis of these works.

Palavras-chave

Livro Didático. Ensino de Biologia. Modalidades Didáticas.

Keywords

Textbooks; Biology Teaching; Teaching methods.

Texto em PDF