SOBRE O USO DE UMA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO NOTURNO E A PERCEPÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM O BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR

On the use of an entomological collection as a didactic tool in nighttime high school and the perception of factors influencing low scholar performance

Autores: Bruno de Sousa-Lopes

Resumo

O uso de diferentes e palpáveis ferramentas didáticas pode ajudar a retirar a abstração das aulas tradicionais e facilitar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, especialmente para estudantes do período noturno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi descrever e discutir vivências oriundas do uso de uma coleção entomológica como ferramenta didática para estudantes do ensino médio noturno, tendo como tema de aulas as interações ecológicas. Inicialmente foram feitas observações das aulas do docente responsável e, depois, preparado um plano de trabalho e um questionário para avaliação do aprendizado dos estudantes e da efetividade da metodologia utilizada. Ficou evidente que o uso de uma coleção entomológica pode ajudar a retirar a abstração do modelo tradicional (uso exclusivo do livro didático) e despertar maior interesse por parte dos estudantes. Além disso, pôde-se perceber que problemas com assiduidade, leitura e escrita afetaram negativamente o desempenho dos estudantes. Uma breve discussão sobre a influência da assiduidade dos estudantes, da qualidade do ensino oferecido no período noturno e da importância da escrita na formação para a cidadania é apresentada.

Abstract

The use of tangible materials is important to the active learning process, especially in teaching of Sciences and Biology for students of the nighttime period. In this sense, the goal of this study was to describe and evaluate the use of an entomological collection. Firstly, I prepared a work plan and a questionnaire to evaluate students and the proposal. After, I showed that the use of practical materials, here an entomological collection in teaching of the ecological interactions, can help to remove the abstraction of the traditional model (exclusive use of the textbook) and arouse interest in students. Furthermore, I perceived that frequency, reading and writing negatively affected student performances. I discuss the quality of education offered at nighttime period and the importance of reading and written in citizenship exercise.

Palavras-chave

Aulas práticas. Ensino de Biologia. Escola noturna. Insetos na Educação básica.

Keywords

Biology teaching. Insects in Basic education. Night school. Practical classes.

Texto em PDF