REFLEXÕES DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O SISTEMA LOCOMOTOR NO ENSINO MÉDIO

Reasoning on a proposal of investigation on locomotion system in the secondary school

Autores: Bruna Caroline Kotz Kliemann, Aline Viana e Bárbara Grace Tobaldini de Lima

Resumo

Os conteúdos da disciplina de Biologia do ensino médio são, tradicionalmente, abordados de maneira fragmentada, o que pode proporcionar uma aprendizagem isolada dos conceitos. O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre uma proposta de ensino investigativo, que buscou integrar os conteúdos de sistema ósseo, articular e muscular, possibilitando, assim, uma aprendizagem que relacione os conteúdos científicos com o cotidiano. Essa reflexão foi propiciada a partir de um trabalho realizado em uma escola pública e desenvolvido por bolsistas do PIBID, do Subprojeto Biologia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Todas as atividades desenvolvidas tiveram o intuito de articular os diferentes sistemas. A partir da análise das atividades, pode-se constatar que os alunos conseguiram relacionar melhor os conceitos, organizar suas ideias e compreender o que é necessário para que os sistemas trabalhem juntos.

Abstract

The biology subject contents of high school are traditionally addressed in a piecemeal way which can provide a learning isolated by the concepts. This study aimed to reflect on an investigative teaching proposal that sought to integrate the skeletal system of content, joint and muscle, thus enable the students to learn linking scientific content, and its relation with everyday life. This reflection was caused from a work held in a public school, developed by PIBID of a Biology Subproject from State University of Western Paraná (UNIOESTE). All activities were developed in order to articulate the different systems. From the analysis of the activities it can be seen that the students could better relate the concepts, organize their ideas and understand what is necessary for the systems to work together.

Palavras-chave

Articulação dos Conteúdos Biologia - Ensino Investigativo – Conhecimento prévio – Aprendizagem significativa.

Keywords

Contents Articulation – Biology - Investigative Education - Previous knowledge - Meaningful learning.

Texto em PDF