UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR

A proposal for the use of the Gyroscope for study Conservation of the Angular Moment

Autores: Jucelino Cortez e Cassiano Zolet Busatto

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma proposta metodológica de ensino de Física, para o estudo da con-servação do momento angular, apoiada no uso do giroscópio. Utilizamos como referencial teórico as teorias construtivistas de David Ausubel e de Marco Antônio Moreira destacando alguns princípios da chamada Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Significativa Crítica que serviram como balizadores para a proposta. Com estes princípios, sugerimos uma sequência didática para abordar, no ensino médio, de forma qualitativa e quantitativa, alguns tópicos sobre rotações de corpos rígi-dos. Procuramos utilizar um modelo que descreva simplificadamente alguns fenômenos observados no cotidiano dos educandos, bem como, o comportamento do giroscópio. Junto a proposta, aponta-mos uma sugestão para a construção do equipamento e abordamos uma revisão conceitual adaptada para o ensino médio.

Abstract

In this study, we present a methodological proposal for the teaching of Physics, aiming at the study of conservation of the angular moment based on the use of the gyroscope. We have used the con-structivist theories of David Ausubel and Marco Antônio Moreira as theoretical reference highlight-ing some principles of the so called Significant Learning and Critical Significant Learning which served as support for the proposal. With these principles, we suggest a didactic sequence to ap-proach some topics about rotations of rigid bodies in high school, in a qualitative and quantitative way. We try to use a model, which can describe some phenomena observed in students daily life in a simplified way, as well as the behavior of the gyroscope. Together with the proposal, we describe a suggestion for the construction of the equipment and we also approach a conceptual review adapted for high school.

Palavras-chave

Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; Rotações de corpos rígidos.

Keywords

Physics Teaching; Significant Learning; Rotations of rigid bodies.

Texto em PDF