O ENSINO DE TÓPICOS DE FÍSICA CLÁSSICA, EM CURSOS PRESENCIAIS, COM O AUXILIO DO MOODLE, NUMA PERSPECTIVA DE INCENTIVO A APRENDIZAGEM INDEPENDENTE

Teaching of Physical classic topics in classroom courses, with the aid of Moodle, an incentive perspective independent learning

Autores: Anderson Ellwanger, Ana Bulegon, Marcos Alexandre Alves e Solange Fagan

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma análise dos resultados obtidos durante e após o desenvolvimento de conceitos de Física Clássica em duas turmas de graduação, da modalidade presencial, do Centro Universitário Franciscano, no ano de 2016, com o auxílio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Essa estratégia de ensino visou fortalecer o uso de ferramentas tecnológicas nas rotinas de estudo dos universitários. A organização dos conteúdos e atividades, iniciaram com questionamento a respeito dos conhecimentos prévios dos estudantes. Esse levantamento foi considerado para a organização das demais etapas da sequência didática. As avaliações ocorreram de forma continuada, nas quais todas as tarefas, como participação em fóruns, questões de múltipla escolha e organização/apresentações constituíram a nota final. O referencial de ensino amparou-se nas acepções da Aprendizagem Significativa com ênfase na autonomia do estudante no seu processo de formação. A análise dos resultados foi estruturada a partir da análise da participação dos estudantes em espaços de diálogo online, via AVA e na entrevista semiestruturada, e esteve amparada na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados permitiram inferir conclusões positivas acerca do uso de ambientes virtuais em comparação a não utilização desses. No que se refere ao aproveitamento dos estudantes frente ao conhecimento percebeu-se inicialmente um empenho mais intenso na “estrutura aula” e em segundo uma motivação expressiva na compreensão de uma ciência não acabada e em contínua modificação. Esses resultados indicam novas possibilidades de ensino mediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Abstract

We present an analysis of the results obtained during and after the development of concepts of classical physics in two undergraduate classes, the classroom mode, the Franciscan University Center, in 2016, with the help of the virtual learning environment (VLE). This teaching strategy aimed at strengthening the use of technological tools of university study routines. The organization of contents and activities, began with questioning about the previous knowledge of students. This survey was considered for the organization of other stages of the didactic sequence. Assessments occurred continuously, in which all the tasks, such as participation in forums, multiple choice questions and organization / presentations were the final grade. The educational framework we relied on the meanings of Meaningful Learning with emphasis on student autonomy in their training process. The analysis was structured based on the analysis of student participation in online dialogue spaces, via AVA and semi-structured interview, and was supported by the Bardin content analysis theory. This result showed positive conclusions about the use of virtual environments compared with non-use. As regards the use of students regarding knowledge is initially realized more intense efforts on the "pattern class" and secondly a substantial motivation in understanding a science unfinished and continuous modification. These results indicate new teaching opportunities mediated by information and communication technologies.

Palavras-chave

Aprendizagem autônoma; Ensino/aprendizagem amparado em tecnologias digitais; Ensino de ciências.

Keywords

Autonomous learning; Teaching / learning supported in digital technologies; Science education.

Texto em PDF