AUTOMATIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE FÍSICA GERAL - CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE EXPERIMENTAL AUTOMATIZADA PARA A DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE PLANCK

Automation of didactic laboratories of general physics - Construction of an automated experimental model for the determination of Planck constant

Autores: Ivanor Nunes de Oliveira, Karina Pereira Moreira, Wilton Lacerda Silva, Valteni Douglas Chaves, Marcos Gomes Prado e Maísa Soares Santos Lopes

Resumo

Em cursos de ciências físico-matemáticas e naturais e nos cursos de engenharias o uso dos laboratórios é fundamental para que os alunos obtenham conhecimento e habilidades essenciais para sua formação profissional. Entretanto, laboratórios de pesquisa e ensino tradicionais têm um custo financeiro alto no que diz respeito à sua montagem e manutenção. Uma alternativa é o uso de laboratório remoto. Nesse sentido, um dos problemas centrais para o funcionamento dos cursos de graduação em Física, modalidade à distância, tem sido a criação dos laboratórios de Física automatizados com experimentos que podem ser manipulados à distância via Internet. A experiência de ensino na UESB, Universidade multicampi, mostra que a automatização desses laboratórios, em desenvolvimento nesta IES desde 2005, pode ser utilizada não somente nos cursos de graduação em Física, modalidade à distância, mas também nos cursos presenciais dos campi da instituição, com custo-benefício menor que a duplicação desses laboratórios. No presente artigo, apresenta-se a construção de uma maquete experimental automatizada para a determinação da constante de Planck.

Abstract

In physical-mathematical and natural sciences courses and in engineering courses, the use of laboratories is fundamental for students to obtain knowledge and skills essential for their professional training. However, traditional research and teaching laboratories have a high financial cost in terms of assembly and maintenance. An alternative is the use of remote lab. In this sense, one of the central problems for the operation of undergraduate courses in physics, distance modality, has been the creation of automated laboratories with experiments that can be manipulated at a distance via the Internet. The teaching experience at the UESB, a multi-campus university, shows that the automation of these laboratories, which has been under development at this IES since 2005, can be used not only in undergraduate courses in physics, distance learning, but also in face-to- Less costly than duplication of these laboratories. In the present article, the construction of an automated experimental model for the determination of Planck constant is presented.

Palavras-chave

Ensino de Física; Laboratório Remoto; Educação à Distância.

Keywords

Teaching Physics; Remote Laboratory; Distance Education.

Texto em PDF