ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS

Elaboration and Application of a Teaching-Learning Sequence on the Chemistry of Cosmetics

Autores: Julyana Cosme Rodrigues, João R de Freitas Filho, Queila Patrícia da Silva Barbosa de Freitas e Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas

Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre a química dos cosméticos, estruturada na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Durante os diferentes momentos buscamos caracterizar as relações pedagógicas e epistemológicas através do processo de contextualização dos conteúdos e construção dos significados científicos pelos estudantes. A aplicação desta sequência didática em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio demonstrou que a abordagem dos conteúdos de forma dialogada estimulou o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos estudantes envolvidos. Diante das atividades realizadas pelos estudantes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração dos relatórios, portfólio e respostas aos questionários. Além disso, o desenvolvimento da sequência didática articulada com a experimentação facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos – grupos funcionais e funções orgânicas. Inferimos, ainda, que a vivência da sequência possibilitou avaliar níveis diferenciados de compreensão dos conceitos químicos construídos, tais como, pH, solubilidade, polaridade, ponto de fusão, grupo funcionais, forcas intermoleculares.

This paper presents a didactic sequence on the chemistry of cosmetics, based on the three pedagogical moment dynamics. During different times we seek to characterize the pedagogical and epistemological relations through the process of contextualization of the contents and construction of scientific meanings by students.The application of this didactical sequence in a third-year high school class have shown that approaching contents in a dialogical way stimulates students involvement with learning, supporting scientific language appropriation and favoring perception of the relations between chemical knowledge and the sociocultural context of students involved. In view of the activities carried out by the students, it was possible to perceive the advances achieved with this teaching strategy, demonstrated through the acquisition of new knowledge of Chemistry manifested during the accomplishment of the experiments, elaboration of the reports and answers to the questionnaires. Moreover, the development of the didactic sequence articulated with the experiments facilitated progressively the students learning in relation to the contents - functional group and organic functions. We also infer that the experience of the sequence allowed to evaluate differentiated levels of understanding of the chemical concepts, such as pH, solubility, polarity, melting point, functional group, intermolecular forces.

Sequência didática, Momentos Pedagógicos, Química dos Cosméticos.

Teaching/learning sequence; Pedagogical moment; Chemistry of cosmetics.