A ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES E CONTRAPONTOS

Experimental activity in the Teaching of Natural Sciences: Contributions and counterpoints

Autores: Senilde Solange Catelan e Carlos Rinaldi

Este texto refere-se a uma pesquisa realizada em uma Escola Estadual de Mato Grosso, a fim de compreender como as atividades experimentais são utilizadas pelos professores de Ciências Naturais. A pesquisa utiliza-se da abordagem qualitativa e como técnicas a entrevista e o questionário, tendo como sujeitos os professores que atuam nas disciplinas de Ciências, Matemática, Biologia, Química e Física. A base teórica está pautada na Aprendizagem Significativa de Novak, que apresenta uma conotação humanista propondo que ela subjaz à integração construtiva, positiva, entre pensamentos, sentimentos e ações que conduz ao engrandecimento humano. Ao observar e analisar as contribuições expressas nos questionários, bem como as contribuições das entrevistas concedidas pelos professores, apresentamos reflexões com a intenção de responder à questão: em que bases os professores de ciências da escola básica utilizam as atividades experimentais em suas aulas? As contribuições dos professores denotam as dificuldades destes em trabalhar com atividades experimentais. Assim apresentamos neste texto situações citadas pelos professores que podem deturpar o trabalho com atividades experimentais em sala de aula. As explicações para esta resistência em utilizar atividades experimentais, como práticas de ensino das ciências, concentram-se frequentemente num discurso da carência ou da deficiência de algo. Os dados da pesquisa nos permitem afirmar que os professores estão cientes que as atividades experimentais, quando bem trabalhadas propiciam a percepção dos aprendizes de maneira atrativa e lúdica, aproximando-os do conhecimento científico.

This text refers to a survey conducted in a State School of Mato Grosso, in order to understand how teachers of natural sciences use the experimental activities. The research uses qualitative approach and interview techniques and the questionnaire, having as subject teachers who work in the disciplines of science, mathematics, biology, chemistry and physics. The theoretical basis is based on meaningful learning of Novak, who presents a humanistic connotation proposing that it underlies the constructive, positive integration, between thoughts, feelings and actions that leads to human endeavor. To observe and analyze the contributions expressed in the questionnaires, as well as the contributions of interviews given by teachers, present reflections in order to answer the question: on what basis the basic school science teachers use the experimental activities in your lessons? The contributions of the teachers denote these difficulties in working with experimental activities. So we present in this text situations cited by teachers that can misrepresent the work with experimental activities in the classroom. The explanations for this resistance to use experimental activities, such as science teaching practices, focus often in a speech the lack or deficiency of something. The research data allow us to say that teachers are aware that the experimental activities, when well worked provide the perception of apprentices of attractive and playful way, approaching the scientific knowledge.

Atividades Experimentais; Ensino de Ciências Naturais; Formação Continua; Aprendizagem Significativa.

Experimental Activities; Teaching Natural Sciences; Continuous formation; Meaningful Learning.