INTRODUZINDO CONCEITOS SOBRE BIOINDICADORES AQUÁTICOS EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Introducing concepts on aquatic bioindicators in practice of Environmental Education

Autores: Ubirajara Lima Fernandes e Geyse Freitas de Sousa

Frente ao aumento populacional e da poluição ambiental, buscar estratégias de preservação e saúde é extremamente importante nos dias de hoje. Na tentativa de resolver esses problemas, os programas de Educação Ambiental têm se intensificado, a fim de conscientizar a população em geral sobre esses riscos e a necessidade de proteção ambiental. Entre as propostas dessa temática, há o estudo dos organismos bioindicadores, dos quais fazem parte as plantas aquáticas, que são espécies-chave em muitos ecossistemas e dão respostas frente às alterações ambientais. Os objetivos do trabalho foram (i) proporcionar que estudantes de Ensino Médio tivessem acesso ao conhecimento das espécies de plantas bioindicadoras; e (ii) traçar o perfil de conhecimento desses organismos por parte da população com exposição a riscos ambientais. O trabalho com os estudantes resultou na elaboração de material didático com as plantas aquáticas e propondo meios de divulgação da importância desses organismos, assim como alertar sobre a necessidade de intensificação de programas educacionais que venham a preservar o meio ambiente e a saúde da população.

Front of the population growth and environmental pollution, the search for environmental preservation and human health strategies is extremely important today. In an attempt to address these problems the Environmental Education programs has been intensified, which seek to educate the general population about these risks and the need for environmental protection. Among the proposals on this theme, there is the study of bioindicators organisms, among them the aquatic plants, that are keystone species in many ecosystems and forward answers to environmental changes. This study aimed: (i) to provide that high school students had access to the knowledge of species bioindicator plants; (ii) to trace the knowledge profile of bioindicators from the population with exposure to environmental risks. The work with students has resulted in the development of teaching materials with plants and proposing means of disseminating and importance of these organisms, as well as warns on the need to intensify educational programs that will preserve the environment and people health.

Bioindicador, lagoas urbanas, conhecimento popular, prática em Biologia.

Bioindicators, urban ponds, popular knowledge, Biology practice.