VISITA AO MUSEU INTERATIVO DE CIÊNCIAS DO SUL FLUMINENSE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA DO ENSINO DE QUÍMICA PARA O NONO ANO

Visit to the interactive science museum in sul fluminense: an introductory approach to chemistry teaching for the ninth year

Autores: Lucas Peres Guimarães, Jefferson Juvenato de Souza e Eline Deccache Maia

Resumo

O presente artigo busca analisar um episódio interativo realizado em uma turma de 8º ano de uma escola pública da periferia de Barra Mansa (RJ). A investigação que deu origem a esse trabalho teve como objetivo analisar como a visita a um museu interativo de ciências possibilitou que os alunos se interessassem pelo estudo da Química. Utilizando o estudo de caso como perspectiva, o episódio foi diretamente observado tendo sido realizados registros que foram transcritos e analisados pelo professor responsável pela disciplina de química. O resultado alcançado reforça a importância dos espaços não formais para o incremento da relação ensino / aprendizagem de ciências, mais notadamente o ensino da Química. Por isso, surge como outro aspecto importante a ser destacado a necessidade de mais equipamentos como museus e centros de ciências no interior do estado, já que a maioria desses espaços no estado do Rio de Janeiro se concentra na região metropolitana. Na análise realizada, percebeu-se que a visita ao Museu Interativo de Ciências foi um dos fatores decisivos de mudança de postura do aluno, tornando-o mais ativo em sala de aula.

Abstract

This article seeks to analyze an interactive episode performed in a class of 8th year of a public school from the periphery of Barra Mansa (RJ). The research that gave origin to this work had as objective to analyze how the visit to an interactive museum of science has enabled students to attend the study of chemistry. Using the case study as a perspective, the episode was directly observed having been carried out records that were transcribed and analyzed by professor responsible for the discipline of chemistry. The achieved result reinforces the importance of non-formal spaces for the increment of the relationship teaching/learning of science, most notably the teaching of chemistry. Therefore, emerges as another important aspect to be highlighted is the need for more equipment such as museums and science centers in the interior of the state, since the majority of these spaces in the state of Rio de Janeiro is concentrated in the metropolitan region. In the analysis, it was realized that the visit to the Interactive Museum of Science was one of the decisive factors of change in attitude of the student, becoming more active in the classroom.

Palavras-chave

Ensino de Química. Museus de Ciências. Divulgação Científica.

Keywords

teaching of chemistry. Science Museums. Scientific Dissemination.

Texto em PDF