A LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO MODO DE QUALIFICAR O USO DA LINGUAGEM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

The reading Popular Science Texts as a way to qualify the use the Chemical Language in the secondary education

Autores: Judite Scherer Wenzel e Camila Carolina Colpo

Resumo

O referido artigo contempla resultados acerca de uma atividade desenvolvida por uma professora em formação inicial durante o estágio de docência em Química. A atividade desenvolvida consistiu na mediação de leituras de Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre radioatividade em sala de aula. A prática de leitura visou oportunizar aos estudantes uma maior compreensão frente ao tema estudado, bem como, o aprender a fazer leitura e a apropriação e significação da linguagem química. Para tanto, a organização metodológica contemplou o uso de questões norteadoras, apresentação de seminários temáticos e diálogos interativos em sala de aula. Os resultados, que foram obtidos mediante a análise da escrita na e sobre ação em diário de bordo pela professora, e as respostas dadas pelos estudantes, indiciaram um interesse dos estudantes tanto na temática como na proposta de ensino. Os estudantes demonstraram bastante envolvimento com o tema e com as metodologias propostas. Assim, é possível afirmar sobre a importância do uso de diferentes estratégias de ensino nas aulas de química, em especial, destaque para a leitura de Textos de Divulgação Científica em sala de aula como modo de aproximar o conteúdo químico com o contexto real dos estudantes.

Abstract

The said article contemplates results about na activity developed by a teacher in initial formation during the stage of teaching in Chemistry. The activity developed consisted in the mediation of readings of Popular Science Texts (PST) about radioactivity in the classroom. The reading practice aimed at giving students a greater understanding of the subject studied, as well as, the learning to read and the appropriation and signification of the chemical language. Therefore, the methodological organization contemplated the use of guiding questions, the presentation of thematic seminars and interactive dialogues in the classroom. The results, which were obtained throung the analysis of the written in and on action in logbook by the teacher, and the answers given by the students, indicated na interest of the students in both the theme and the theaching proposal. The students showed a lot of involvement with the theme and with the proposed methodologies. Thus, it is possible to affirm the importance of the use of different teaching strategies in chemistry classes, in particular, highlighting the reading Popular Science Texts in the classroom as a way to approaching the chemical contente with the real contexto of the students.

Palavras-chave

Leitura; Mediação; Textos de Ciência Popular

Keywords

Reading; Mediation; Popular Science Texts.

Texto em PDF