CONTEXTUALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM FÍSICA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSO DE PRIMEIRA HABILITAÇÃO, EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO

Contextualization of learning in Physics for students of First license, high school graduates

Autores: Patrick Alves Vizzotto, Luiz Fernando Mackedanz e Cristiano da Silva Buss

Resumo

Este artigo apresenta os resultados qualitativos de uma pesquisa que buscou investigar se egressos do Ensino Médio estabelecem relações entre conteúdos de Física e fenômenos Físicos observados no cotidiano do trânsito. A intenção é obter evidências de que a formação escolar pode auxiliar os estudantes a estabelecerem tal aproximação. O corpus analisado consiste de 20 egressos do Ensino Médio, estudantes de cursos de Primeira Habilitação. As entrevistas foram apreciadas segundo a metodologia da Análise de Conteúdo, obtendo três categorias, relacionadas com os Professores, a Escola e os Estudantes. Notou-se que muitas das dificuldades relatadas não estavam relacionadas com a Física em si, mas com bloqueios referentes à Matemática básica e à interpretação de textos. De forma contrária, percebeu-se que a linguagem do professor, metodologia, didática e os fatores motivacionais foram aspectos relevantes para proporcionar a aprendizagem desses indivíduos.

Abstract

This article presents the results of qualitative research that sought to investigate whether high school graduates establish relations between contents of physics and physical phenomena observed in everyday traffic. The intention is to obtain evidence that education can help students to establish such an approach. The corpus analyzed consists of 20 graduates from high school, students of courses of First license. The interviews were assessed according to content Analysis methodology, obtaining three categories relating to teachers, schools and students. It was noted that many of the difficulties reported were not related to the physics itself, but with roadblocks related to basic math and the interpretation of texts. Conversely, it was noticed that the teachers language, methodology, didactics and the motivational factors were relevant aspects to provide the learning of these individuals.

Palavras-chave

Educação para o Trânsito; Física aplicada ao trânsito; Análise qualitativa.

Keywords

Traffic Education; Traffic applied Physics; Qualitative Analysis.

Texto em PDF