A ZOOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR: O CONHECIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A CLASSE REPTILIA E A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

The Zoology in the school context: the knowledge of students and teachers about the Reptilia class and the use of playful activity in Basic Education

Autores: Daniela Lima de Maria, Marcela Meira Ramos Abrantes e Stephenson Hallison Formiga Abrantes

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os conhecimentos de alunos e professores de Ciências do Ensino Fundamental, acerca dos répteis e comparar a motivação e aprendizagem dos alunos com a intervenção de um jogo didático. Foram selecionadas nove escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Patos – PB. A metodologia consistiu na aplicação de um pré-teste, jogo didático, pós-teste e questionário para professores. A análise dos resultados foi feita de forma qualitativa e quantitativa e foi aplicado o Teste t de Student. Participaram da pesquisa 313 alunos e 15 professores, os resultados confirmam que, no pré-teste, (30%) dos alunos acertaram sobre os representantes do grupo dos répteis e no pós-teste, após o jogo, o resultado cresce para (81%). O Teste t indicou que o resultado do jogo didático foi significativo. O jogo didático proporcionou uma aula curiosa, interativa, dinâmica e extrovertida, que resultou na melhoria nos resultados encontrados no pré-teste.

Abstract

The objective of this research was to evaluate the knowledge of students and teachers of Elementary School Science about reptiles and compare the motivation and learning of students with the intervention of a didactic game. Nine schools of the Municipal Public Network of Teaching of Patos - PB were selected. The methodology consisted in the application of a pre-test, didactic game, post-test and questionnaire for teachers. The results were analysed qualitatively and quantitatively and Students t-test was applied. 313 students and 15 teachers participated in the study, the results confirm that in the pre-test, (30%) of the students scored on the representatives of the reptile group and in the post-test, the result grows to (81%). Test t indicated that the result of the didactic game was significant. The didactic game provided a curious, interactive, dynamic and extroverted class that resulted in improvement in the results found in the pre-test.

Palavras-chave

Répteis; Ciências; Ensino-aprendizagem.

Keywords

Reptiles; Sciences; Teaching-learning.

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