PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR COM O USO DO SENSORIAMENTO REMOTO, GEOPROCESSAMENTO E FOTOGRAFIA

Practicing interdisciplinarity in the school environment as a use of remote sensing, geoprocessing and photography

Autores: Talissa Cristini Tavares Rodrigues, José Luís Schifino Ferraro e João Batista Siqueira Harres

Resumo

Este trabalho apresenta uma unidade de aprendizagem elaborada na área das Ciências da Natureza, baseada no uso do sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotografia para catalogar espécies e investigar ambientes e ecossistemas do Jardim Botânico (RS). A unidade de aprendizagem (UA) foi aplicada a 120 alunos do segundo ano, do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública, estadual, de Porto Alegre, com idades compreendidas entre 15 e 16 anos. Observou-se no discurso dos alunos que o envolvimento e a dedicação para concluir as atividades foram mais relevantes para o aprendizado do que quando comparados à metodologia tradicional em que os conceitos são trabalhados e aplicados isoladamente na sala de aula. Quanto aos professores, fez com que reconhecessem a importância de uma prática pedagógica interdisciplinar para inserir a pesquisa no ambiente escolar a fim de auxiliar no processo de construção do aprendizado.

Abstract

This work presents an unit of learning in the area of Natural Sciences, based on the use of remote sensing, geoprocessing and photography to catalog species and investigate environments and ecosystems of the Garden Botanic (RS). The unit of learning (UL) was applied to 120 students of the second year of Polytechnic High School, at public school of Porto Alegre, aged between 15 and 16 years. It was observed in the students discourse that the involvement and dedication to complete the activities were more relevant to the learning than when compared to the traditional methodology in which the concepts are worked and applied in isolation in the classroom. As for the teachers, it made them recognize the importance of interdisciplinary pedagogical practice to insert the research in the school environment in order to assist in the process of learning construction.

Palavras-chave

Unidade de aprendizagem; interdisciplinaridade; sensoriamento remoto e geoprocessamento; pesquisa no ambiente escolar.

Keywords

Unit of learning; interdisciplinary; remote sensing and geoprocessing; research in the school environment.

Texto em PDF