CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA A PARTIR DA CORRELAÇÃO ENTRE MODELO TEÓRICO E EXPERIMENTAÇÃO: MÁQUINA DE ATWOOD COMO UM ESTUDO DE CASO

Epistemological Conceptions of Students of Physics from the Correlation between theoretical Model and Experimentation: Atwood machine as a case study

Autores: Paula Juliane Nascimento da Silva e Augusto César Lima Moreira

Resumo

A pesquisa que apresentamos é resultado do desenvolvimento do trabalho com estudantes de licenciatura em Física, no qual utilizamos como referenciais teórico-metodológicos a essência do conhecimento de Hessen (1999) para criar categorias baseadas nas visões metafísicas do problema, e a epistemologia de Bunge (1974) com a finalidade de compreender sobre o conceito de objetos modelos e modelos teóricos em Física. Nesse contexto, buscamos investigar as concepções epistemológicas de dois grupos de estudantes do referido curso analisando o perfil dos mesmos no que tange à essência do conhecimento. Participaram desta pesquisa trinta e nove estudantes, sendo trinta e três do segundo período e sete do oitavo período. A coleta de dados ocorreu através de um questionário abrangendo um confronto entre dados de um modelo teórico com os dados obtidos por um experimento. A análise dos resultados mostrou que os estudantes do oitavo período possuem ideias mais formuladas e definem com mais clareza acerca dos modelos teóricos em Física, enquanto que os estudantes do segundo período apresentaram um elevado grau de realismo natural.

Abstract

The research that we present is a result of the development of a research involving students of a licentiate course in physics, which uses as theoretical-methodological reference the essence of the knowledge of Hessen (1999) to create categories based on the metaphysical views of the problem, and the epistemology of Bunge (1974) with the purpose of understanding about the concept of objects models and theoretical models in physics. In this context, we sought to investigate the epistemological conceptions of two groups of undergraduate students in the cited previous course by analyzing their profile regarding the essence of knowledge. Thirty-nine students participated in this study, thirty-three from the second period and seven from the eighth period. Data collection took place through a questionnaire covering a comparison between data from a theoretical model and the data obtained by an experiment. The analysis of the results showed that the students of the eighth period have more formulated ideas and define more clearly the theoretical models in physics, whereas the students of the second period presented a high degree of natural realism.

Palavras-chave

Concepções Epistemológicas, Modelos Teóricos, Experimentação, Ensino de Física

Keywords

Epistemological Conceptions, Theoretical Models, Experimentation, Physics Teaching

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